Spotify |Podcasts da Apple |Podcasts do Google |Sintonize |Audível
Não acredito que lançamos nosso podcast pela primeira vez em outubro de 2018, e este é o meu primeiro episódio solo! Já faz um tempo que brincamos com a ideia de incorporar shows solo em nosso podcast. Agora que este é o meu primeiro, estou super animado para ouvir o que vocês pensam sobre ele. Como minha experiência profissional está fortemente ligada ao nascimento e ao meu trabalho como doula, pensei “Como escolher a Doula certa para você”Seria um ótimo primeiro episódio solo para eu compartilhar meus pensamentos e conselhos com todas as mães grávidas.
O que diabos é uma doula?
Se você está grávida ou esteve grávida recentemente, provavelmente já ouviu a palavra “doula”. Alguns de vocês podem estar sentindo algumas vibrações de sálvia ardente e de bruxaria quando lêem/ouvem esta palavra. E para aqueles de vocês que usaram uma doula durante suas experiências de parto, vocês podem estar rindo de si mesmos ao ler isto, porque sabem que, embora possamos fazer essas coisas, se é isso que você quer como mãe que dá à luz, nós não Eu realmente não faço essas coisas. Isso é pelo menos falando por mim e por muitas das doulas com quem trabalhei e conheço.
Sou doula há 13 anos e já assisti a mais de 300 partos em muitos ambientes diferentes – principalmente hospitais, alguns centros de parto e partos domiciliares. Comecei a trabalhar com mães e a assistir partos em 2011. Não acredito que já se passaram 13 anos e estamos em 2024.
Para aqueles que nunca ouviram falar da palavra “doula”, na verdade é uma palavra grega antiga que significa ‘serva, cuidadora ou mulher que serve’. Mais recentemente, refere-se a um profissional treinado e experiente que fornece apoio físico, emocional e informativo contínuo à mãe e ao seu parceiro durante a gravidez, o trabalho de parto, o parto e a jornada pós-parto.
Existe mais de um tipo de doula?
A maioria das pessoas, quando pensa em uma doula, pensa em uma doula de nascimento. Mas você sabia que existem muitos tipos de doulas disponíveis para apoiar as pessoas ao longo da vida? Há:
- Doulas pré-parto — apoiar mulheres grávidas em repouso na cama ou em situações de gravidez de alto risco ou de elevado stress.
- Doulas pós-parto — apoiar novas famílias durante a transição da gravidez para a parentalidade.
- Doulas de luto — fornecer apoio emocional, físico e informativo às mulheres e famílias que processam a perda de um filho.
- Doulas do aborto — fornecer apoio e cuidados emocionais, físicos, informativos e logísticos “sem julgamento” antes, durante e depois de um aborto medicamentoso ou cirúrgico.
- Irmão Doulas — apoiar famílias que já têm filhos. Eles ficam em sua casa (ou onde você combinar) com seu(s) filho(s) mais velho(s) enquanto você está em trabalho de parto e dá à luz.
- Doulas de adoção — construir relações com a mãe biológica e a família adoptiva ou de acolhimento durante o processo de adopção. Às vezes, trata-se apenas de apoiar a mãe biológica ou a família adotiva.
- Morte/Fim da Vida Doulas — apoiar as pessoas durante as últimas semanas ou dias de vida. O período de tempo depende de quanto tempo a pessoa precisa de ajuda. Algumas pessoas podem querer apoio logo após terem sido diagnosticadas com uma doença da qual provavelmente morrerão. Para outros, pode não acontecer até as últimas semanas e dias de vida.
Isso é muito mais. Então, dependendo da época da vida em que você se encontra e do que está vivenciando, agora você sabe uma orientação geral sobre que tipo de doula procurar é a certa para você!
O que fazer para escolher a Doula certa para você
Neste episódio, estou falando especificamente sobre como escolher a doula de parto certa para você, já que as doulas de parto são atualmente o tipo mais popular de doula contratada. Porém, essas seis dicas também podem ser aplicadas na hora de encontrar e contratar qualquer tipo de doula para você.
1. Quais qualidades são importantes para você
Antes de começar a procurar uma doula, pense primeiro nas qualidades que são importantes para você em uma doula. Por exemplo, você deseja:
- Alguém com muita experiência – essas doulas geralmente têm um preço mais alto.
- Alguém que ainda está em formação – bom para pessoas com orçamentos mais baixos.
- Alguém que é certificado e tem vários treinamentos em seu currículo.
- Alguém que apoia partos em casa, partos em centros de parto, partos na água, partos medicamentosos, cesarianas, etc.
- Alguém que tem experiência em VBAC – tivemos os fundadores do VBAC Link em nosso podcast, que é um episódio incrível!
- Talvez alguém que tenha experiência em trabalhar com mães de múltiplos filhos, mulheres de alto risco ou mães que sofreram traumas.
- Uma pessoa mais velha e mais maternal.
- Uma pessoa mais jovem e com muita energia.
- Alguém que teve filhos – ou se isso não é grande coisa para você, desde que sejam treinados com experiência.
- Alguém que apoia os direitos LGBTQ+.
No geral, você quer alguém que entenda o que é importante para você durante o trabalho de parto e nascimento e que esteja na mesma página que você. Quando você conhece as qualidades que prefere, pode facilmente restringir suas opções para a doula certa. Agora que você tem uma boa ideia do que procura em uma doula, pode começar sua busca.
2. Comece sua pesquisa
Ok, então agora, como você encontra uma doula? Quem você deve entrevistar? Você sempre pode usar o Google e tentar encontrar algumas doulas locais em sua região. Existem também grandes organizações de treinamento de doulas com diretórios de suas doulas certificadas e de treinamento, como DONA Internacional, EXAUSTOR, Doula Treinamentos Internacionaletc. Eu também recomendo verificar DoulaMatch.net. Então, você pode perguntar em alguns grupos apropriados do Facebook ou no educador local da aula de parto e, é claro, fazer um bom boca a boca. Pergunte às mulheres que você conhece, ao seu médico ou parteira, ou a quem você confia, algumas recomendações de doula.
Dica de especialista: Comece sua busca por doula o mais cedo possível. Muitas doulas populares reservam seus horários com muitos meses de antecedência porque só aceitam um determinado número de datas de vencimento por mês. Comece sua pesquisa com antecedência para não limitar suas opções e poder realmente encontrar a doula certa para você.
3. Faça sua pesquisa
Depois de fazer sua pesquisa e encontrar algumas doulas em potencial, dê uma olhada em seus sites e mídias sociais. Veja como eles se apresentam ao mundo. Você gosta de como eles estão se comunicando com o mundo? Você gosta do que eles têm a dizer? Esta é outra razão pela qual gosto do DoulaMatch.net porque você pode ler mais depoimentos que eles receberam de seus clientes anteriores. Se você gosta do que vê e da vibração geral, entre em contato com eles e veja se consegue agendar uma consulta.
4. Agende suas consultas
A maioria das doulas de parto oferece consultas, que são reuniões gratuitas onde você pode se encontrar pessoalmente e ver se combina. Isso pode ser feito por telefone, reunião Zoom ou chat de vídeo, mas recomendo enfaticamente uma reunião pessoal. Também recomendo conhecer mais de uma doula. Isso o ajudará a determinar e solidificar melhor quem é a doula certa para você.
Ao se preparar para suas consultas, escreva uma lista de perguntas a serem feitas durante a entrevista. Se você não tem certeza por onde começar, aqui está uma lista das principais perguntas da entrevista que você deve fazer a uma doula antes de contratá-la.

Baixe o formulário de perguntas aqui
5. Traga seu parceiro
Ao escolher sua doula, faça com que seu parceiro participe do processo de tomada de decisão. É claro que a doula irá ajudá-la durante o trabalho de parto, mas ela também trabalhará muito com seu parceiro para ajudá-la a permanecer calma, confiante e fortalecida durante o trabalho de parto e o parto. Portanto, traga seu parceiro com você nas consultas de doula. É importante que eles também tenham uma boa vibração de quem estará no seu nascimento e se sintam confortáveis com essa pessoa também.
Embora essas consultas sejam entrevistas, tente manter uma conversa genuína. Você quer que as doulas respondam às suas perguntas, mas também quer ter uma ideia de quem elas são como pessoa. Converse com ela sobre que tipo de parto você deseja e suas preferências de parto e nascimento. Certifique-se de que ela esteja totalmente de acordo com seus objetivos porque, como doula, ela será sua defensora. Ao conversar com cada doula, determine também se a energia deles é a energia que você deseja ao seu redor durante a gravidez e o parto. Ela te escuta? Ela parece que se importa? Ela está quente? Ela é apaixonada por seu trabalho? Qualquer que seja a energia de sua preferência, determine se você se sente seguro e confortável ou não com essa pessoa.
6. Em última análise, confie no seu instinto.
Se a sua intuição está lhe dizendo que algo está errado, mesmo que eles tenham críticas elogiosas e todos digam que você deveria ir com aquela doula, ouça seus instintos. Esta é a sua experiência de nascimento. De mais ninguem. Você precisa se sentir 100% confortável e animada para que aquela pessoa esteja com você em um dos dias mais importantes da sua vida, dando as boas-vindas ao seu novo bebê. Essa pessoa fará parte da sua história e estará nas suas memórias para sempre, então converse sobre isso com seu parceiro e ouça seu instinto.
Resumindo
Para escolher a doula certa para você –
- Saiba que tipo de doula você precisa.
- Pense no que é importante para você e no que você procura em uma doula.
- Pergunte e faça pesquisas sobre doulas locais que possam apoiá-lo.
- Marque consultas com as doulas que parecem ser as mais adequadas.
- Vá com seu parceiro conhecê-los e esteja preparado com uma lista de perguntas a serem feitas.
- Reserve um tempo para pensar sobre isso e ouça seu instinto.
Obrigado pessoal por ouvirem este episódio. Deixe-nos saber em nossa página de podcast no Instagram @thebabychickchat o que você acha! Espero que essas dicas ajudem você a encontrar a doula perfeita para apoiá-la!