Você já enfrentou um desafio assustador na vida e descobriu que simplesmente dizer “Eu posso fazer isso” repetidamente o ajuda a superá-lo? Isso se chama usar autoafirmações, uma técnica de atenção plena, e funciona! A ciência apóia o uso de afirmações porque os resultados são claros. Conforme relatado pela Biblioteca Nacional de Medicina (NLM), estudos mostraram que “as autoafirmações podem restaurar a autocompetência, permitindo que os indivíduos reflitam sobre as fontes de autoestima” e que a atividade cerebral dos participantes até comprovou o efeito das afirmações. Aqueles que se autoafirmaram “demonstraram maior atividade em regiões-chave do autoprocessamento e avaliação do cérebro”, diz o NLM.1 Sabendo quão eficazes são (e quão fáceis são de usar!), não é surpreendente que uma mulher grávida possa usar afirmações positivas ou ter um mantra para as muitas vezes longas e cansativas semanas de gravidez.
As afirmações sobre a gravidez são afirmações positivas que uma mulher grávida pode dizer repetidamente para si mesma para aumentar a sua autoconfiança e lidar com a dor e os desafios físicos da gravidez. Pessoalmente, quando a vida tem sido desafiadora para mim, preciso ouvir que sou forte e capaz – e as autoafirmações podem me ajudar a acreditar nisso sobre mim mesmo. Minhas três gestações foram momentos da minha vida em que precisei de um impulso. As afirmações sobre a gravidez capacitam a mãe a se concentrar na vida que está crescendo dentro dela e a reafirmar sua crença de que é forte.
Desde ajudar no controle da dor até melhorar a saúde mental da mãe grávida, as afirmações sobre a gravidez trazem muitos benefícios para o bem-estar geral da futura mamãe. Aqui estão seis maneiras pelas quais as afirmações sobre a gravidez podem afetar positivamente a experiência da gravidez:
1. Fornecer gerenciamento de dor e doenças
Tendo passado por isso três vezes, posso atestar em primeira mão a dor e o desconforto da gravidez. Embora eu não ficasse doente com frequência (felizmente!), Lembro-me de uma determinada manhã, grávida da segunda, abraçando o banheiro enquanto meu filho pedia lanches de frutas e “Thomas the Train”. Eu precisava de força. Eu precisava de incentivo. É nesse momento que as grávidas precisam de afirmações – nos dias mais cansativos. Os dias de náusea. Os dias de pés e tornozelos inchados, azia e pressão constante na bexiga.
A dor e o desconforto durante a gravidez estão frequentemente associados ao estresse e à ansiedade – é difícil ficar calmo quando você está sofrendo. Mas um mantra de gravidez pode ajudar. Embora as afirmações não “controlem” a dor, elas ajudam você a treinar seu cérebro para lidar com ela. E lembre-se que a dor da gravidez muitas vezes significa que o seu corpo está a fazer o seu trabalho – os seus ligamentos estão a esticar-se e o seu bebé está a crescer ali dentro! “Pense na tensão e na dor como sinais para você trabalhar no sentido de lidar com a dor”, explica Hamilton Health Sciences.2
As afirmações de nascimento são ferramentas eficazes para ajudar a acalmar a mente e o corpo, aumentando a probabilidade de um parto mais rápido e sem complicações. Mas especialmente para uma mulher grávida ou mãe que nunca usou afirmações antes, é uma boa ideia praticar o ato de autoafirmação antes de estar no meio do trabalho de parto. Aliás, que tal praticar afirmações durante toda a gravidez?! Então, quando chegar a hora da chegada do bebê, você estará bem versado em autoafirmação e saberá exatamente de quais mensagens positivas sua mente e seu corpo precisam.
Você também estará no caminho certo para continuar a usar afirmações de maternidade. (Porque deixe-me dizer: você precisará deles!)
3. Reduza o estresse e crie uma sensação de calma
O estresse pode afetar a saúde em qualquer fase da vida, mas principalmente durante a gravidez. “Muito estresse pode causar problemas para dormir, dores de cabeça, perda de apetite ou tendência a comer demais – tudo isso pode ser prejudicial para você e seu bebê em desenvolvimento”, afirma o Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano. “Altos níveis de estresse também podem causar hipertensão, o que aumenta a chance de ter um trabalho de parto prematuro ou de um bebê com baixo peso ao nascer.”3 Mas é aí que as afirmações sobre gravidez podem ajudar! Quanto mais calma e tranquila você estiver durante a gravidez, melhor será para sua saúde e para a saúde do seu bebê.4
4. Mude seu cérebro e ajude você a acreditar em si mesmo
Autoafirmações positivas durante a gravidez e a maternidade afetam a química do cérebro, e estudos científicos têm provas disso. A pesquisa mostrou que a autoafirmação leva repetidamente a respostas mentais e físicas positivas, incluindo aumento da autoestima e autoconfiança. O corpo faz uma conexão física com as afirmações que continuamente dizemos a nós mesmos e começamos a acreditar nelas, o que significa que acreditamos em nós mesmos!5
5. Ajude a melhorar sua saúde física e mental geral
Durante anos, os especialistas alertaram as mulheres para ficarem atentas a sinais de depressão pós-parto e psicose pós-parto. No entanto, estão surgindo novas pesquisas de que a depressão pré-natal é mais comum do que se pensava originalmente.6 É por isso que é crucial esperar que as mães cuidem de sua saúde mental. Repetir afirmações positivas sobre gravidez para si mesmas é uma maneira de fazer exatamente isso.
Quando uma futura mamãe grávida diz a si mesma que é forte e capaz e que pode suportar isso, ela eventualmente começará a acreditar nisso e em si mesma. As afirmações para uma mulher grávida são uma forma de autocuidado que as mães de todos os lugares podem usar durante este período difícil de suas vidas – e mesmo quando entram na maternidade.
6. Promova uma conexão mente-corpo entre a mãe grávida e seu bebê
Nenhuma experiência física se compara à gravidez, ao trabalho de parto e ao parto. Embora a sensação de chutar o bebê seja mágica e o momento em que mãe e filho se reencontram no mundo exterior pela primeira vez seja a experiência mais surreal que se possa imaginar, a gravidez também dói. A gravidez é exaustiva. A gravidez é como correr uma maratona diariamente; às vezes pode parecer mais tortura do que magia.
É por isso que é tão valioso para a mãe grávida estabelecer uma forte conexão com seu corpo e com o bebê, e as afirmações sobre gravidez podem ajudá-la a fazer isso. Lembretes constantes do trabalho fantástico que seu corpo está realizando a ajudarão a superar aqueles longos dias de náusea e dor.

Como em qualquer outro momento da vida em que você pode usar autoafirmações positivas, as afirmações sobre gravidez funcionam melhor quando você escolhe declarações significativas que ressoam em você e as repete continuamente. Uma maneira eficaz de usar afirmações sobre gravidez é publicá-las onde você possa vê-las regularmente ao longo do dia. Seja no trabalho ou em casa (ou em ambos!), anote-os, imprima-os ou salve-os em seu telefone – basta colocá-los em um local onde você possa receber mensagens positivas com frequência e facilidade. Acredito que a chave é a exposição constante às afirmações que você escolheu, pois quanto mais você acredita no poder das afirmações, melhor elas funcionarão para você.
As afirmações sobre a gravidez capacitam a futura mamãe a acreditar em si mesma e a encontrar conforto durante esses meses longos e cansativos. Você pode escolher afirmações sobre o quão incrível é o seu corpo, focar na paz interior ou até mesmo canalizar a conexão do seu corpo com o bebê que cresce dentro do seu útero. Qualquer mensagem que acalme sua mente e alivie o estresse e a tensão em seu corpo – essas são as afirmações de gravidez para você.
1. Meu corpo e minha mente são fortes. Minha gravidez está progredindo lindamente.
2. Aceito as mudanças no meu corpo grávido, pois são necessárias para deixar meu bebê crescer.
3. Meu bebê se sente seguro e tranquilo em meu útero.
4. Meu corpo de grávida é lindo.
5. Sou grato pela vida que cresce dentro de mim.
6. Tenho orgulho de mim mesmo e do meu corpo forte.
7. Tudo que preciso para cuidar desse bebê já está dentro de mim.
8. Já sou mãe e faço um bom trabalho.
9. Eu posso fazer isso.
10. Confio que meu corpo sabe o que fazer.
11. Estou seguro, meu bebê está seguro e estamos rodeados de apoio e amor.
12. Respire em paz, expire preocupação.
13. Vou terminar hoje.
14. Não há problema em pedir e aceitar ajuda. Estou cuidando de mim e do meu bebê quando faço isso.
15. Isso também passará.
16. Eu amo meu bebê. Eu me amo.
17. Sinto o amor das pessoas ao meu redor.
18. Sou abençoado por poder ter este bebê dentro de mim.
19. Estou fazendo o melhor por mim e pelo meu filho.
20. Escolho calma e paz para esta gravidez e para meu bebê.
21. Estou cuidando do meu bebê de todas as maneiras.
22. Confio na capacidade do meu corpo para nutrir e proteger o meu bebé.
23. Fico mais forte a cada dia.
24. Meu bebê fica mais forte a cada dia.
25. A cada dia, meu bebê fica mais forte e saudável dentro de mim.
26. Meu bebê e eu somos uma equipe.
27. Meu bebê consegue sentir a paz que sinto.
28. Sou grato por este corpo.
29. Fui divinamente escolhida e chamada para ser mãe desta criança.
30. Aceito todos os meus sentimentos como parte de mim à medida que cresço como mãe.
31. Eu sou poderoso.
32. Meu bebê sabe como e quando nascer.
33. Aceito esta experiência de gravidez e tudo o que ela traz.
34. Eu me dou graça enquanto este precioso bebê cresce.
35. Estou calmo e confiante, abraçando o novo capítulo da minha vida.
36. Cada dia estou um passo mais perto de encontrar meu pacote de alegria.
37. Meu bebê e eu estamos trabalhando juntos na preparação para o nascimento.
38. Estou ansioso para conhecer meu bebê.
39. Existe magia no meu corpo. Ele sabe criar.
40. Já sou uma ótima mãe.
No final das contas, as afirmações sobre a gravidez simplesmente ajudam a mãe grávida a acreditar em si mesma. Ao longo da vida, quando nos sentimos derrotados, fracos e pensamos que iremos falhar, muitas vezes estamos certos – porque a mentalidade é importante. Usar autoafirmações positivas (incluindo afirmações sobre gravidez) ou ter um mantra de gravidez pode nos ajudar a mudar esse roteiro quando mais precisamos. Somos mais fortes do que pensamos que somos. Nós vamos superar isso. E quer sintamos isso todos os dias ou não, nós, mães, somos, de fato, muito corajosas. Às vezes, precisamos apenas de alguns lembretes ao longo do caminho.