A temida – quero dizer, altamente esperada – primeira festa de aniversário. Você sobreviveu a noites sem dormir, fraldas estouradas, acessos de raiva e assustadores picos de febre noturnos. Você também navegou pela confusão e imprevisibilidade dos sentimentos pós-parto, da alimentação solitária às 3 da manhã e de tudo mais. Como o primeiro revirar de barriga, o primeiro sorriso verdadeiro e a primeira risada vertiginosa. Fazer um ano é GRANDE e exige absolutamente uma comemoração, então é certo considerar pular a festa do primeiro aniversário?
Eu virei e fracassei, planejei e preparei, fiz listas de convidados e listas de verificação, pesquisei temas de primeira festa de aniversário e opções de preços. Se você não tiver uma festa de primeiro aniversário enorme e extravagante, estará prestando um péssimo serviço ao seu bebê e decepcionando a todos, certo? Errado. Mas demorei um pouco para chegar a essa revelação. Foram muitos dias de doenças no mês que antecedeu o grande dia do nosso filho. À medida que o grande aniversário se aproximava, estávamos exaustos. Não fazia sentido dar uma festa de primeiro aniversário para mais de 45 pessoas depois de todas aquelas semanas doentes na cama e cuidando de um bebê doente.
Isso me fez pensar no dilema que outros pais como eu enfrentam. E se uma grande festa de primeiro aniversário não estiver nos planos para sua família? Ou e se você não tiver interesse em planejar e se estressar com um dia elaborado e caro do qual seu filho não se lembrará? Aqui estão cinco alternativas para comemorar o grande sem uma grande festa.
5 alternativas para uma festa de primeiro aniversário
1. Visite um aquário

Se o seu filho adora a hora do banho, imagine a cara dele quando encontrar um golfinho de verdade ou uma tartaruga marinha nadando. Muito mais legal do que o balde de brinquedos de banheira que você adora em casa! A estimulação visual o aguarda enquanto seu bebê ficará maravilhado com as imagens, respingos e sons que um aquário oferece. Você pode até embalar a criatura marinha favorita do seu bebê para o passeio de carro e criar uma lista de reprodução de músicas com tons temáticos do oceano. Pense em clássicos como a trilha sonora de “A Pequena Sereia”, “Baby Beluga” e “Baby Shark”, para que você possa cantar junto interativo no caminho para sua aventura subaquática.
No final da sua viagem, entre na loja de presentes e selecione uma lembrança de aniversário memorável para comemorar o passeio. Quando voltar para casa, você pode terminar o dia com um banho antes de dormir e deixar seu peixinho brincar com seu presente de aniversário. Isso certamente trará um sorriso a ambos os rostos sempre que chegar a hora de ficar completamente limpo.
2. Faça memórias de museu

Tem um futuro Picasso em mãos? Um museu é a escolha perfeita para iniciar as festividades de aniversário. Embora os museus infantis provavelmente estejam no topo da sua lista, existem muitas opções não específicas para crianças. Com este plano, tire fotos das telas pelas quais seu filho gravita. Quando voltar para casa, instale uma proteção no chão (sacos de papel marrom resolvem) e deixe seu bebê expressar sua criatividade com tintas para os dedos não tóxicas ou giz de cera sobre papel de construção ou tela barata. Esta pode ser a primeira vez que você deixa seu filho bagunçar os materiais de arte, e ele com certeza vai se divertir! Como bônus, você pode comemorar o aniversário do museu com uma mini-obra-prima que pode exibir com orgulho na geladeira.
3. Faça uma aventura ao ar livre

O ar puro faz bem à alma. Dependendo da época em que seu bebê nasceu, faça um piquenique com os lanches e comidas favoritos do pequeno e traga algumas atividades sem tela para brincarem juntos depois de estender uma colcha em um parque local ou quintal.
Seu bebê terá uma experiência sensorial divertida sentindo a grama esmagar sob os dedos dos pés, o sol aquecendo suas bochechas rechonchudas e o vento agitando seus cabelos finos. Você também pode procurar uma caminhada que sua família possa realizar junta. Tire uma foto de família quando chegar ao destino para marcar o momento. Embora as vistas sejam lindas, você certamente estará dando um zoom no aniversariante que é a verdadeira estrela do show.
4. Comemore com um álbum de recortes

Ok, esta é a maneira perfeita de comemorar se você está se aproximando do dia 365 e está relaxando no departamento de scrapbook. Transforme todas aquelas fotos fofas, sinceras e totalmente encenadas que ocupam espaço no seu telefone em uma lembrança tangível. É realmente uma viagem pela estrada da memória privada de sono para ver até onde sua família chegou. Revezem-se com seu parceiro escrevendo bilhetes especiais de aniversário para seu bebê e listando todos os seus favoritos (livros, músicas, roupas, comida).
Envolva seu filho nesta atividade, permitindo que ele coloque adesivos sobre páginas de álbum de recortes, anote alguns rabiscos premiados e trace uma marca de mão rechonchuda para guardar por anos. Você pode agendar uma sessão de fotos sofisticada para marcar a ocasião. Ou crie uma configuração fofa em casa para documentá-la rasgando um presente ou experimentando pela primeira vez um bolo de chocolate. Você terá um projeto físico concluído para o seu filho valorizar, mas finalmente terá a chance de refletir sobre como aquela pequena batata se transformou em uma criança de um ano risonha, expressiva e incrível em um piscar de olhos.
5. Planeje um encontro noturno para adultos

Me ouça. Durante o dia, o aniversário do seu bebê deve ser totalmente voltado para o bebê! Não esqueçamos a parte mais importante de qualquer grande marco de um ano: a cantoria, seguida da degustação do bolo. Depois que seu amor abriu alguns presentes, experimentou sua primeira onda de açúcar e caiu de toda a magia do aniversário, isso não significa que a festa acabou. Deixe a festa dos pais começar assim que começar a hora de dormir do seu aniversário, querido. Estoure alguns champanhe ou aquilo garrafa de vinho cara na parte de trás do carrinho do bar que você está guardando para uma ocasião especial.
Se você conseguir fazer isso, peça a um amigo de confiança ou parente para tomar conta. Tire o moletom cuspido, vista algo com o qual você se sinta incrível e vá jantar. Comemorar este dia tem tanto a ver com a sua jornada como pais quanto com o seu bebê. Este ano trouxe muitos novos desafios, crescimento e altos e baixos para toda a família. Você sobreviveu. E isso vale um ou dois brindes.
Há muitas maneiras de celebrar o mundo maravilhoso e maluco das crianças de um ano. Você conhece melhor seu bebê e o que é melhor para sua família. Se uma grande festa de primeiro aniversário não é o que você imagina, isso não significa que você é um desmancha-prazeres. Significa que há muitas maneiras de criar lares felizes e saudáveis para os nossos bebés, para que possamos criá-los bem e vê-los prosperar. Se você puder compartilhar alguns aconchegos e um bolo com seu aniversariante, saiba que você fez a comemoração perfeita para criar memórias. Lembre-se, só porque você está diminuindo na lista de convidados não significa que não terá um dia inteiro de amor e risadas.