Sempre pensei que depois do parto, as mulheres deveriam poder esperar férias tranquilas e um tempo de recuperação. Em vez disso, temos um bebé precioso e a falta de sono que muitas vezes os acompanha. Esta receita de banho de assento DIY é pelo menos um pouco curativa e mimosa durante a recuperação pós-parto.
Assento pós-parto Banho
As ervas são maravilhosas para depois do nascimento e ajudam a acelerar o tempo de recuperação. eu usei minha pomada curativa em uma cicatriz de cesariana e em um pequeno rasgo (após o segundo dia) para acelerar a cicatrização e funcionaram muito bem. Esta receita de banho de assento usa uma infusão de ervas em um banho relaxante para aliviar a dor e acelerar a recuperação. Você também pode usá-lo em uma garrafa peri ou em uma almofada resfriada para maior conforto.
Usei uma grande variedade de ervas aqui, mas você não precisa de todas elas. Veja o que é um banho de assento e por que ele é tão bom para as novas mamães!
O que é um banho de assento?
Sitz vem da palavra alemã sitzen, que significa sentar. É um pouco de imersão para o bumbum que traz alívio direcionado à área genital. Eles podem ajudar a aliviar a dor, aumentar o fluxo sanguíneo para a área e acelerar a cura. Os banhos de assento são recomendados para:
- Hemorróidas
- Fissuras anais
- Pontos de episiotomia
- Vulva e área perineal doloridas ou danificadas
- Dor no reto ou região anal
É perfeito para depois do parto! Mesmo que você não tenha rasgado durante o trabalho de parto, a água morna e as ervas calmantes ajudam a reduzir o desconforto e o inchaço.
Como tomar banho de assento (duas maneiras)
As drogarias vendem kits de banho de assento que cabem no vaso sanitário. Eles consistem em uma bacia rasa e, às vezes, em um saco que alimenta a bacia do banho de assento com água morna. Você também pode encontrar uma tigela de plástico simples para banho de assento, sem sacos ou acessórios. Eles são bons porque concentram a água calmante exatamente onde você precisa.
Se você não tiver uma bacia para banho de assento, a banheira também funciona. No entanto, deve ser limpo antes de cada uso. Você não quer germes ou espuma de sabão velho em seu traseiro que ainda está cicatrizando!
Veja como fazer um banho de assento passo a passo:
- Se estiver usando banho de assento, coloque o recipiente limpo sob o assento do vaso sanitário. Encha cerca de 1/2 com água morna ou chá de ervas e sal Epsom. Certifique-se de que a temperatura da água não esteja muito quente para evitar queimaduras.
- Se estiver usando uma banheira, certifique-se de que ela acabou de ser limpa e encha-a com vários centímetros de água morna. Você quer que a água cubra suas coxas quando você se sentar nela. Você adicionará seu chá de ervas e/ou sais de Epsom ao banho raso.
- Mergulhe o traseiro em água morna por 10 a 20 minutos, 1 a 4 vezes ao dia.
- Seque a área com uma toalha limpa ou deixe secar ao ar. Não esfregue a área.
O que usar em um banho de assento
Agora que você sabe o que é banho de assento e como funciona, o que deve colocar no seu? Há uma variedade de ervas que são suaves e ajudam a curar a área sensível (mais sobre isso abaixo). Você também pode adicionar um pouco de bicarbonato de sódio e sais de Epsom ao banho de assento para acelerar o processo de cicatrização.
Se você tem hemorróidas, experimente passar um pouco de hamamélis no reto após o banho. Existem também algumas coisas que não devem ser usadas no banho de assento!
Embora eu adore óleos essenciais, eles não se dispersam apenas na água e são muito agressivos para a delicada área do períneo. Sais de banho perfumados, banhos de espuma e produtos similares também devem ser evitados.
As ervas que usei
As ervas podem ser uma ótima opção para um banho de assento DIY, e você notará que usei algumas. Você não precisa usar tudo isso para que ainda seja eficaz, então use apenas o que você tem.
- Folha de confrei – Esta erva é um demulcente para acalmar tecidos secos e irritados. Também reduz inchaços e hematomas e é antiinflamatório e anti-séptico. Estimula a reparação dos tecidos e tonifica os tecidos soltos.
- Flores de lavanda – O perfume ajuda a aliviar a tensão e o estresse. A lavanda também é antimicrobiana, ajuda a combater infecções, alivia a coceira e a dor, acelera a cicatrização de feridas e reduz o inchaço.
- Folha de bananeira – Acalma a inflamação e combate a infecção, levemente demulcente para acalmar os tecidos irritados, alivia a dor, queimação e coceira e estimula o colágeno para uma cicatrização mais rápida de feridas.
- Folha de Framboesa Vermelha – Aperta os tecidos soltos e reduz a inflamação. Também é muito rico em muitos nutrientes.
- Flor de mil-folhas – Alivia a inflamação, dor e inchaço. Estanca o sangramento excessivo, acelera a cicatrização de feridas, ajuda a modular o fluxo sanguíneo e é usado especificamente para hemorróidas.
- Flores de calêndula – Acalma os tecidos irritados e é antiinflamatório, antibacteriano, antiviral e antifúngico. Acalma cortes, hematomas e escoriações. É adstringente e descongestionante do sangue para ajudar no tratamento de hemorróidas.
- Bolsa do pastor – Útil para reduzir hematomas e sangramento intenso. Usado para cicatrização de feridas e é antiinflamatório.
- Folha de Uva Ursi – Um adstringente usado para infecções e inflamações no trato urinário inferior. Antibacteriano e ajuda a prevenir ITUs.
Banho de Assento de Ervas
Este banho de assento DIY ajuda a acalmar áreas sensíveis e doloridas após o parto. Também é ótimo para hemorróidas e outras áreas desconfortáveis!
Colheita: 3 xícaras
-
Misture as ervas em um recipiente de vidro ou saco de silicone. Usei um pote de vidro grande. As proporções não precisam ser exatas.
-
Adicione 1 xícara de ervas a 2 litros de água fervente.
-
Retire a água do fogo e deixe descansar por 20 minutos, coberto.
-
Coe e adicione a um banho de assento e deixe de molho por 20 minutos. Tanto a mãe quanto o bebê podem mergulhar na banheira para acelerar a cicatrização do cordão umbilical e do períneo.
Você pode usar esta mistura em um pequeno banho de assento ou na banheira. Use 1/2 xícara de ervas e 1 litro de água se estiver usando um recipiente pequeno para banho de assento.
Mais maneiras de usar:
- Prepare com as proporções acima e adicione a uma garrafa Peri para usar depois de ir ao banheiro.
- Despeje um pouco da mistura de ervas pré-preparada nas almofadas e congele para obter uma bolsa de gelo para aliviar a dor.
- Use uma mistura diluída ao redor do coto do cordão umbilical do bebê para curar.
Isso também é uma adição maravilhosa a uma cesta de presentes para a nova mamãe, junto com produtos caseiros itens naturais para cuidados com o bebê e barras de loção para mãe.
Você já usou ervas após o parto? Eles ajudaram você? Compartilhe abaixo!