Olá, posso te ajudar?
Pular para o conteúdo

Especialistas compartilham dicas para ajudar as crianças a se lembrarem das férias

happy family with kids play at sunset tropical beach

família feliz com crianças brincam na praia tropical do pôr do sol

O verão significa viagens para a maioria das famílias, graças às férias prolongadas das obrigações escolares e desportivas. Mas será que algumas crianças podem ser jovens demais para vivenciar aquelas grandes viagens para as quais os pais estão planejando e economizando? Um escritor fez essa pergunta quando percebeu que seu companheiro de viagem de 4 anos talvez não se lembrasse das férias com a família. Isso o levou a perguntar aos profissionais o que eles achavam.

De acordo com os especialistas, há um bom motivo para as crianças não se lembrarem necessariamente dos detalhes das férias de seus filhos. No entanto, eles ofereceram algumas dicas sobre como você pode mudar isso.

As crianças não criam memórias acessíveis até os 4 anos

Mãe sorridente mostrando algo para sua filha enquanto está sentada no trem e olhando pela janela.

A ciência parece andar na ponta dos pés em torno da idade exata em que as crianças começam a criar essas memórias formativas. Mas o consenso é que não começa antes dos 4 anos.

“Como há uma grande variedade de quando as memórias de longo prazo começam e persistem, é difícil dizer com certeza quando é o momento certo para uma viagem de lista de desejos para qualquer família”, disse Rebecca Weksner. O Washington Post. Ela é psicóloga em Massachusetts, especializada em pediatria e mãe de três filhos pequenos. “Uma criança pode lembrar-se disso, uma vez que a experiência emocional pode ter sido tão forte que criou um traço de memória duradouro, enquanto para outra pode não ser”, explicou ela.

Algumas coisas podem tornar as memórias mais propensas a permanecer

Meninos brincando com um pônei na fazenda

Você pode fazer algumas coisas para tornar suas férias caras mais memoráveis ​​​​para seu filho, de acordo com Ryan Sultan, que também conversou com o Post. Ele é professor assistente de psiquiatria clínica na Universidade de Columbia.

“Para tornar as experiências mais memoráveis, considere atividades que atendam aos seus interesses”, diz ele. Ele observa que viagens onde participam de atividades e vivenciam estímulos sensoriais podem deixar uma impressão maior. “Uma visita a um museu infantil ou a um zoológico pode ser mais memorável do que passear passivamente.”

Os pais e responsáveis ​​​​também devem se concentrar em manter os filhos de bom humor, para que tenham boas lembranças da viagem. O planejador de viagens Tom Marchant disse ao Post que ele e sua empresa Black Tomato ajudam os pais com isso. “Organizamos experiências que podem ser realizadas em um curto espaço de tempo para que o deslumbramento da criança seja mantido”, explica. “Desta forma evitamos que as crianças fiquem irritadas e cansadas, o que poderia eclipsar a riqueza da experiência.”

Em outras palavras, evite as longas filas e não agende demais. E siga as dicas dos seus filhos quando eles tiverem o suficiente para o dia!

Mantenha as memórias vivas depois de chegar em casa

Todos nós sabemos como a repetição pode ser crítica para ajudar as crianças a aprender. Jessica Sproat, especialista em desenvolvimento infantil de Vancouver, disse ao The Washington Post que os pais deveriam falar sobre sua viagem depois de chegarem em casa, especialmente ao comparar o que viram enquanto estavam fora com as paisagens e sabores de casa. Ela deu alguns exemplos para iniciar uma conversa, como “Isso é diferente do que vimos em…” e “Isso tem gosto semelhante ao que você comeu em…”.

“Este processo de vincular o conhecimento existente a novas experiências fortalece as associações cognitivas, ajuda na transferência de conhecimento e melhora a memória”, continuou ela.

Conversar sobre o tempo que passou fora, especialmente enquanto relembra lembranças agradáveis, pode ajudar vocês dois a se lembrarem dos bons momentos que passaram. Isso pode tornar mais fácil para as crianças se lembrarem da viagem muito depois de você guardar as malas.

Três crianças fantasiadas na Disneylândia
através da @disneylândia ele é IG

Às vezes, viajar é mais do que criar memórias para seu filho

Viajar com crianças pequenas traz muitos benefícios além de ter a chance de conhecer o mundo.

“Viajar oferece múltiplas oportunidades para novas experiências e, portanto, tem a capacidade de ativar diferentes regiões do cérebro”, compartilhou Jessica em sua entrevista. “Essas ativações fortalecem as conexões entre os neurônios do cérebro e aumentam sua capacidade de mudança e adaptação em resposta a novas experiências, levando a um aumento da capacidade de aprendizagem.”

Não esqueçamos os benefícios de uma experiência compartilhada que os pais levarão para toda a vida. Embora seu filho de 2 anos possa não se lembrar da viagem da sua vida à Disney, você se lembrará! Você terá para sempre aquela imagem da primeira vez que viu o Magic Kingdom ou conheceu seu personagem favorito do filme. E isso pode ser tudo o que importa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *