Olá, posso te ajudar?
Pular para o conteúdo

Não estou apenas navegando nas redes sociais… É por isso que estou sempre no meu telefone

A woman dressed in a yellow jumper and white shirt is holding a newborn baby in her arms. The baby, wearing white clothes with yellow stripes, rests peacefully as the woman looks at her phone, scrolling through it. In the background, a beige armchair adds to the cozy scene.

Com a influência que a tecnologia tem em nossas vidas cotidianas nos dias de hoje, não posso ser a única que acha difícil se desligar do meu telefone tanto quanto gostaria. Como mãe que fica em casa com uma criança pequena e uma pré-escolar (em outras palavras, alguém que constantemente tem um milhão e duas abas abertas na minha mente), nem sempre tenho orgulho do tempo de tela que registro no meu iPhone. A verdade que preciso deixar bem claro, no entanto? Não estou apenas navegando nas redes sociais.

Seja você um estranho que passou por mim em público e me julgou enquanto eu rolava no meu telefone com meus filhos no meu quadril ou você é um rosto familiar tomando nota de cada momento em que estou aparentemente distraído, me escute. Sim, estou constantemente no meu telefone. Mas não é o que você pensa. Aqui está o que eu estou na verdade fazendo.

Como mães, nossas listas de tarefas nunca terminam

Há algo a ser dito sobre a carga mental que nós, mães, tendemos a carregar para nossas famílias. Na verdade, eu realmente acredito que poderíamos (e provavelmente deveríamos) ter uma conversa inteira sobre esse tópico. Como matriarcas de nossos clãs, nossas listas de tarefas nunca terminam. Estamos constantemente pensando, planejando, organizando, arranjando, pesquisando… em suma, estamos fazendo tudo. O dia todo, todos os dias. E nossos celulares são uma excelente ferramenta para gerenciar a carga mental diária da maternidade. Então, o que sou O que eu faço quando parece que estou constantemente rolando a tela no meu, você pergunta?

Estou pesquisando todas as coisas

Alguém tem que tomar decisões informadas para meus filhos, e não serão meus próprios filhos. Pelo menos não quando eles são pequenos e completamente dependentes de mim para criá-los para serem humanos saudáveis, educados e felizes. Portanto, estou constantemente pesquisando tudo relacionado a crianças. Estou procurando as melhores marcas de calçados para quem anda cedo, os remédios para dor mais naturais e sem corantes para crianças pequenas na fase de dentição e os programas de pré-escola mais procurados para minha filha mais velha. Estou comparando estúdios de ginástica e programas de futebol, médicos pediatras gastrointestinais e dentistas e os principais destinos de férias para famílias. Caramba, estou até pesquisando os programas de TV menos estimulantes. Já que estamos admitindo ser vítimas do tempo de tela de qualquer maneira, sim… meus filhos também sofrem diariamente.

Estou agendando os compromissos, aulas e atividades de todos (exceto os meus, ironicamente)

Não importa o quão facilmente eu possa ficar para trás em manter minhas próprias necessidades de agendamento, não há espaço para ficar para trás em tais coisas quando se trata de criar bebês. Estou constantemente usando meu telefone para agendar, remarcar e confirmar consultas para meus filhos. Entre exames de rotina e exames de sangue anuais, consultas com especialistas e tudo mais, manter as consultas médicas dos meus filhos em dia requer muita atenção aos detalhes. Neste caso, requer atenção ao meu telefone — quase todos os seus portais de saúde, lembretes de consultas e resultados são acessíveis via aplicativo móvel. O mesmo vale para agendar aulas de balé e sessões de música para mamãe e eu. É tudo online; portanto, tudo acontece no meu telefone.

Estou marcando encontros para brincar e oportunidades de socialização

Como mãe que fica em casa, sinto uma pressão tremenda para garantir que meu filho e minha filha tenham muitas oportunidades de socializar com outros pequenos. Os encontros para brincar são uma parte importante para conseguir isso. Mas eles não acontecem sem uma boa quantidade de planejamento e coordenação. Estou constantemente trocando mensagens de texto com amigas mães, organizando encontros no parquinho e no quintal, me inscrevendo para a hora da história semanal na nossa biblioteca local e confirmando presença em festas de aniversário (sem mencionar planejamento festas de aniversário). Se eu não fizer questão de me socializar, sei que meus filhos também não conseguirão. Não é para isso que os telefones foram feitos?!

Estou fazendo listas de compras (e enviando pedidos de retirada da Target)

Uma mulher de camisa amarela e jaqueta branca está sentada no banco do motorista de um carro, navegando em seu smartphone. Uma criança em uma cadeirinha está sentada atrás, sorrindo e estendendo uma mão. O interior do carro está bem iluminado com luz natural.

Mantimentos (e roupas e materiais de arte e inúmeros outros itens) tendem a desaparecer com as crianças. Eu nunca vou entender como minha família passa por tantas caixas de sachês de compota de maçã quanto nós em uma única semana. Mas eu fazer sei que não será uma boa semana se esquecermos de estocar. Esta é uma das muitas razões pelas quais escrever listas de compras intermináveis ​​aparentemente se tornou um passatempo meu. Por mais que eu provavelmente sempre prefira a boa e velha caneta e papel, usar o recurso Notas do meu telefone é muito mais conveniente na maioria das vezes. Então, sim, estou rolando… mas é tudo em nome de prover humanos felizes, alimentados e minúsculos.

Estou mantendo a família extensa atualizada sobre a vida dos meus filhos

Meus filhos têm sorte de ter muito amor em suas vidas. Dito isso, somos infelizes no sentido de que muito desse amor vem de longe. Podemos não ver seus avós, bisavós, tias, primos e amigos de fora da cidade com a frequência que gostaríamos. No entanto, posso manter meus entes queridos informados por meio das mídias sociais. Longas ligações telefônicas com as pessoas que mais se importam com meus filhos simplesmente não estão em nossos planos atualmente. Pode apostar que aproveitarei os bate-papos em grupo e o compartilhamento rápido e fácil de fotos!

Estou apenas tentando sobreviver

Não importa o que eu esteja fazendo no meu telefone em qualquer momento do dia, isso é constante: estou simplesmente tentando sobreviver. Estou marcando tarefas para meus filhos e família, apenas para chegar a mais uma dúzia. E então? Serei a primeira a admitir que também estou ocasionalmente apertando um pouco de rolagem sem sentido. Sou uma mãe, não uma super-humana. Às vezes, também preciso de uma pausa das infinitas expectativas do dia a dia.

Não tenho ideia de quanto tempo uso meu telefone diariamente, mas sei disso: não estou apenas imersa em mídias sociais sem pensar, e certamente não estou sentada por aí sendo preguiçosa. Em vez disso, como mãe, estou constantemente trabalhando nas muitas tarefas que tenho para concluir para todos ao meu redor. Então, da próxima vez que você me vir — ou qualquer outra mãe — grudada naquele smartphone confiável, eu a encorajo a repensar o que quer que esteja pensando. Porque eu prometo a você isso: estamos fazendo muito mais do que rolar a tela.