Muitas famílias estão recorrendo ao ensino em casa por necessidade ou pelo desejo de criar uma educação mais personalizada que funcione para seus filhos. Isso pode ser emocionante ou assustador, dependendo dos motivos para começar e do quanto as outras áreas da sua vida se alinham com esse tipo de abordagem.

Uma maneira de tornar qualquer jornada de educação escolar em casa menos assustadora é configurar sistemas que funcionem.

Um bom cronograma de ensino em casa é uma ótima maneira de criar estrutura no seu dia e fazer uma transição tranquila para o ensino em casa. Mas não existe um cronograma que funcione para todas as famílias.

Depois de muitos anos de prova de fogo, aqui estão algumas das minhas melhores dicas para criar um cronograma de educação domiciliar que funcione para você:

Crie uma visão familiar ou declaração de missão

A primeira coisa a fazer quando você está tentando criar um cronograma de ensino em casa que funcione para sua família é descobrir qual é sua visão geral para o ensino em casa. Ter uma visão clara pela qual trabalhar pode ajudá-lo a incluir as coisas mais importantes em sua programação de educação domiciliar e, ao mesmo tempo, eliminar coisas desnecessárias.

Para minha família, decidimos priorizar habilidades que provavelmente não seriam terceirizadas para tecnologia. Isso inclui pensamento crítico, criatividade, inovação e a capacidade de conectar pontos onde outras pessoas não os veem.

Ao planear o nosso calendário de ensino em casa, levamos em conta estes objectivos e tomamos decisões com base na forma como podemos facilitar melhor a aprendizagem destas competências.

  • Para apresentar a visão de sua família ou declaração de missão, comece anotando todos os motivos pelos quais você escolheu estudar em casa, todas as habilidades que gostaria que seus filhos saíssem de casa e quaisquer outras características, habilidades ou rituais que sejam importante para sua família.
  • Usando essas ideias, escreva sua missão em algumas frases ou em uma lista com marcadores.
  • Consulte esta missão ou visão enquanto você trabalha em sua programação. Até transformamos o nosso em arte e o penduramos na parede.

Definir metas

Depois de ter sua visão ou declaração de missão, você pode começar a traçar metas para o ano. Definir metas é uma ótima prática para o ensino doméstico em geral, mas também pode ajudá-lo a criar sua programação.

Estabelecemos metas para habilidades matemáticas, habilidades de leitura, etc., mas não definimos regras arbitrárias sobre o que constitui aprendizagem. Por exemplo, se meu filho puder demonstrar que sabe a resposta correta para um problema de matemática, não exijo que ele mostre seu trabalho ou o faça de uma determinada maneira. Queremos que pensem fora da caixa, apresentem soluções criativas e sejam inovadores, por isso incentivamos esse tipo de resolução de problemas.

As metas podem ser assim:

Definir metas dessa forma significa que podemos nos concentrar no produto final (desenvolver uma habilidade) e não nos deixarmos enganar e nos distrairmos com o “como”. O dia tem um determinado número de horas (e o foco que uma criança pode dar!), então temos que ser seletivos sobre como gastamos nosso tempo.

Avalie as necessidades da sua família

Cada família é diferente e tem necessidades diferentes em seus horários. A coisa mais importante que você precisa fazer ao criar sua programação é ser honesto sobre o que é adequado para sua família. Se você é noctívago, não tente começar o dia às 8h! Ou se seus filhos se concentram melhor pela manhã, certifique-se de aprender o básico (leitura, escrita e matemática) desde o início.

Considere estas questões:

  • Que rotinas você já possui? Eles estão trabalhando para você?
  • Você tem horários de trabalho para contornar?
  • Seus filhos realizam atividades externas (aula de dança, treino de futebol, etc)?

Algumas famílias acham que estudar à tarde ou à noite funciona para elas. Outros fazem menos horas por dia, mas continuam a estudar durante todo o ano. Outra opção é estudar de seis a oito semanas e depois fazer uma pausa de uma ou duas semanas. Existem infinitas possibilidades!

Se você estiver seguindo um cronograma de escola pública (virtual ou e-learning), use esses princípios nos horários flexíveis que você tem disponíveis.

Torne-o flexível

Não importa muito como você chama isso (um cronograma ou uma rotina), desde que você saiba que precisará desenvolver flexibilidade. Não é realista pensar que você poderá começar a matemática às 9h10 todos os dias.

Ao estudar em casa, você normalmente está em casa (ou pelo menos começa aí!) E verá coisas relacionadas à casa aparecerem. O bebê está com fome, o cachorro quer sair, não há copos de água limpa, então você tem que ligar a máquina de lavar louça – há muitas distrações possíveis.

Pessoalmente, gosto de um cronograma porque me dá uma ideia de quando certas coisas podem acontecer, mas não me preocupo se ficarmos atrasados. Uma dica que ajuda: reserve tempo extra para transições. Por exemplo, se eu quiser fazer uma aula de 20 minutos, eu bloqueio 30 minutos para isso.

Se você fica frustrado ou ansioso ao atrasar sua agenda, não agende! Em vez disso, crie uma rotina para saber o que fazer a seguir, mas não haja horários atribuídos para essas tarefas. Sua rotina pode ser mais ou menos assim:

  • Matemática
  • Leitura
  • Escrita
  • Almoço
  • Ciência
  • Arte
  • Treino de futebol

Novamente, você é responsável por definir sua agenda ou rotina, então faça o que funciona melhor para sua família.

Seja realista

Como mencionei, durante o dia de aula em casa surgem coisas que não acontecem durante o dia escolar. Não espere que sua agenda ou rotina seja perfeita. Agendar demais e tentar “fazer tudo” é uma receita para o desastre.

Seguimos a regra 80/20 que diz que 20% das ações equivalem a 80% dos resultados. Como queremos que nossos filhos aprendam as habilidades que mencionei acima (em vez de habilidades que podem ser irrelevantes em 20 anos), fazemos delas uma prioridade.

Eu sei que não seremos capazes de fazer tudo na nossa educação em casa, por isso, ao priorizar esses 20% de competências, estamos a garantir que os nossos filhos estarão prontos para o mundo futuro.

Elabore sua programação

Agora é a hora de escrever uma programação para sua família. Comece criando um calendário anual. Você pode usar um planner ou apenas um simples calendário de parede. Muitas famílias seguem o calendário das escolas públicas locais para facilitar que as crianças vejam seus amigos da escola pública. Outros criarão seu próprio calendário anual.

  • Marque os dias em que você não irá à escola por causa de feriados ou férias em família. Se o seu estado exige um certo número de dias de aula, agora é a hora de planejá-los (dica: planeje alguns dias extras em caso de doença).
  • Agora é hora de elaborar uma programação semanal básica. Você pode fazer rapidamente uma programação semanal com lápis e papel ou pode usar outras ferramentas como Excel ou aplicativos de calendário. Adicione primeiro atividades externas, como aulas cooperativas ou práticas esportivas. Em seguida, inclua horários de trabalho e outros compromissos.
  • Então você pode começar a trabalhar nos blocos escolares. Eu sempre recomendo priorizar a leitura, a escrita e a matemática todos os dias. Então, uma ou duas vezes por semana, você pode adicionar geografia, história, ciências, artes, etc. Para crianças mais velhas (ensino fundamental e médio), você pode precisar fazer essas disciplinas “extras” algumas vezes adicionais durante a semana com base em seus objetivos .

Facilite sua programação

Muitas famílias temem que seus filhos não gostem da nova rotina em casa. Recentemente conversei com nossa amiga, Carrie Husse, no podcast, já que ela é uma mãe de três anos que ensina em casa há muito tempo. Ela recomenda facilitar sua programação em vez de começar de repente. Isso ajuda as crianças a se ajustarem ao novo horário com menos resistência.

Aqui está o que funciona para ela:

  • Comece a trabalhar apenas em suas rotinas matinais algumas semanas antes de começar a escola. Simplifique os horários de despertar, café da manhã e tarefas domésticas. Isso é metade da batalha e configura um dia de sucesso.
  • Facilite os assuntos escolhendo um para começar e adicionando os outros à medida que você cria novos hábitos para apoiar sua nova rotina.

Esteja preparado para fazer mudanças

Não importa o quanto você pense em sua programação de ensino em casa, inevitavelmente precisará fazer mudanças. Dependendo da idade das crianças, dos horários de trabalho e de outros compromissos, sua programação pode mudar a cada ano ou mesmo a cada poucos meses.

Você também pode descobrir que, sem os limites da escola tradicional, o horário natural da sua família surge e o surpreende. Talvez as tardes sejam seu horário favorito para ler juntos, enquanto a matemática é ótima antes do almoço. Siga o que funciona para sua família e ajuste conforme necessário.

Mais ajuda para o ensino doméstico

O que ajuda você a criar um cronograma de educação domiciliar que funcione? Vamos ajudar uns aos outros compartilhando nossas melhores dicas e truques!