Olá, posso te ajudar?
Pular para o conteúdo

Como encontrar uma boa creche

Como encontrar uma boa creche

Escolher a creche certa pode ser uma tarefa difícil para qualquer família. Como pais, todos nós queremos saber que nossos filhos estão seguros, amados e prosperando quando estão longe de nós. É por isso que é tão importante ser minucioso em nossa pesquisa. Mas como saber como ou onde encontrar uma boa creche?

Existem vários fatores a serem considerados ao comparar as opções de creches e escolher a melhor. Esteja você procurando mudar de centro para seu filho ou apenas iniciando o processo de busca de cuidados pela primeira vez, nós temos o que você precisa! Leia dicas para ajudá-lo a encontrar uma creche que você – e seu filho – vão adorar.

Quando começar a procurar creches

As listas de espera para creches podem ser longas, então você deve começar a procurar assim que souber que precisará de cuidados para seu filho. Isso pode acontecer já durante a gravidez! Se o seu filho já está aqui – ou você precisa trocar de creche por algum motivo – não perca tempo para começar sua busca. As listas de espera costumam ser preenchidas com bastante antecedência, por isso é uma boa ideia conseguir uma vaga em uma (ou mais) o mais rápido possível.

Onde procurar boas creches

Um ótimo lugar para começar sua busca pela melhor creche é através do Banco de dados NAEYC. Esses programas credenciados podem ser filtrados para atender às necessidades específicas da sua família. Mais importante ainda, eles comprovadamente atendem aos altos padrões estabelecidos pela NAEYC (Associação Nacional para a Educação de Crianças Pequenas). Isso significa que você pode ficar tranquilo sabendo que eles são de alta qualidade e avaliados.

Além disso, tente pedir recomendações a outras mães locais sobre creches testadas e comprovadas. Converse com amigas mães, mães que você conheceu por meio de atividades extracurriculares e infantis e até mesmo com outras mães em grupos comunitários do Facebook que podem fornecer informações sobre creches que elas amaram (e não amaram). Embora as experiências (e, portanto, as opiniões) possam variar muito de uma família para outra, o boca a boca pode certamente ser útil para obter um consenso geral sobre as opções de creches na sua área.

Quais são os diferentes tipos de creches?

Uma mulher deitada num tapete, envolvendo-se alegremente com três crianças pequenas numa sala de jogos, personificando o calor que se espera encontrar ao considerar a melhor creche. Ela sorri para um bebê segurando um brinquedo amarelo, com prateleiras abertas de brinquedos e casacos proporcionando um cenário vibrante.

Pode ser uma boa ideia pesar todas as suas opções antes de escolher a melhor creche para sua família. Aqui estão os diferentes tipos a serem considerados:

1. Creche (ou creche)

As creches são talvez o tipo de creche mais disponível. Eles são administrados por fornecedores qualificados e oferecem estrutura, rotina e socialização baseada em brincadeiras para bebês e crianças com 6 semanas ou mais.1,2 As creches são licenciadas e regulamentadas, proporcionando padrões e responsabilidade em termos de atendimento.3 Com horários e políticas rígidos, as creches são uma ótima opção para os pais que precisam de consistência e previsibilidade.

2. Creche cooperativa

As creches cooperativas muitas vezes se parecem com as creches tradicionais, mas incorporam o envolvimento dos pais em horários rotativos. Os pais de bebês e crianças matriculadas se revezam na participação na programação e nas tarefas de cuidado da sala de aula, o que normalmente significa que os custos mensais são mais baixos do que as opções não cooperativas. As creches cooperativas são uma excelente escolha para os pais que desejam um papel mais prático no cuidado de seus filhos, bem como uma oportunidade de construir uma comunidade com outras famílias.4

3. Creche domiciliar

As creches domiciliares são administradas de forma privada nas residências dos prestadores.5 Este tipo de creche normalmente apresenta proporções mais baixas de crianças por provedor, o que pode permitir relacionamentos mais próximos entre família e provedor (e menos exposição a germes!). Embora as creches domiciliares também representem o risco de opções limitadas de cuidados alternativos, elas são ideais para famílias que preferem um ambiente mais caseiro (e menos escolar) para seus filhos.6

4. Pré-escola

As pré-escolas atendem crianças de 3 a 5 anos.2 Eles podem se assemelhar ao ambiente tradicional de creche, mas se concentram na preparação acadêmica e na preparação para o jardim de infância.7 As pré-escolas podem ser privadas ou estatais, variando de duas a três horas, duas vezes por semana, a cinco dias inteiros por semana.8 A pré-escola é adequada para famílias que desejam oportunidades de aprendizagem precoce estruturadas e de qualidade, currículo e socialização para seus filhos em um ambiente qualificado e licenciado.

Quais recursos da creche são importantes para você?

Depois de pesquisar os diferentes tipos de creches listados acima, você desejará determinar quais recursos de creche são mais importantes para você. Embora você possa não encontrar uma creche que cumpra 100% de suas caixas imediatamente, você pode encontrar uma que se alinhe às suas prioridades. Aqui estão alguns recursos que você deve considerar:

1. Qualificações, credenciais e credenciamentos

Isso pode variar de acordo com o tipo de creche, estado, etc. Portanto, você vai querer fazer sua pesquisa para ter certeza de que a creche escolhida está de acordo com seus próprios padrões e expectativas.

2. Limpeza

Não é nenhum segredo que a creche pode ser um terreno fértil para germes. No entanto, você ainda deve considerar o que os fornecedores fazem diariamente para manter seu espaço o mais limpo possível. Pedir para ver a lista de verificação de limpeza da creche (e avaliar a precisão e adesão) pode ser útil aqui.

3. Segurança

O ambiente físico deve ser à prova de bebês e seguro para crianças. Além disso, a segurança do edifício – e as políticas para visitantes e coletas – são aspectos importantes que você não deve ignorar. Certifique-se de considerar sistemas de segurança, câmeras, cercas de playground, etc., em sua pesquisa.

4. Agendamento e flexibilidade

Algumas creches são mais rígidas do que outras no que diz respeito ao horário de atendimento. Eles podem até cobrar por minuto se você se atrasar para a coleta. Alguns são mais flexíveis do que outros em termos de entrega e retirada, faltas por doença e horas de atendimento.

5. Comunicação com os pais

Muitas creches usam aplicativos de comunicação para manter contato com os pais ao longo do dia. Outros oferecem atualizações semanais. Você vai querer ter certeza de que está satisfeito com o método de comunicação da creche escolhida, porque atualizações regulares e detalhadas podem proporcionar tranquilidade enquanto seu filho está longe de você.

6. Oportunidades para brincar e aprender

Esteja você mais interessado em aprendizagem lúdica ou em programação acadêmica, existem opções disponíveis para atender às necessidades de sua família. As rotinas diárias e o currículo (ou a falta deles) podem variar muito de uma creche para outra.

7. Refeições, troca de fraldas e outras necessidades diárias

Algumas creches oferecem refeições e lanches, enquanto outras exigem que as famílias tragam os seus próprios. O mesmo vale para materiais para fraldas e outras necessidades diárias de bebês e crianças. Pode ser útil conhecer esses recursos com antecedência, especialmente para fins orçamentários.

O que fazer se houver uma lista de espera

Um bebê com uma camisa listrada verde e cinza está sentado no chão acarpetado, mordiscando um brinquedo roxo. Vários brinquedos coloridos, incluindo um ábaco e blocos, estão espalhados diante deles. O ambiente aconchegante lembra os melhores ambientes de creche com fotos emolduradas e livros na estante ao fundo.

A verdade é que há grandes chances de você encontrar listas de espera na busca pela melhor creche para seu filho. Se isso acontecer, você vai querer entrar na lista de suas creches preferidas o mais rápido possível. Em seguida, entre em contato de vez em quando com essas creches para que saibam que você ainda está interessado. Esta não é uma forma garantida de sair da lista de espera, mas não faz mal quando as vagas se abrem!

Dicas para visitar uma creche

As visitas à creche são uma parte crítica do processo de encontrar cuidados para o seu filho. Você vai querer ter certeza de que se sente em paz com o centro escolhido e confortável com os indivíduos responsáveis ​​​​pelo cuidado das crianças matriculadas. Para aproveitar ao máximo seu passeio, guarde estas dicas no bolso de trás:

  • Faça muitas perguntas: Liste tudo o que você deseja informações antes do passeio. Em seguida, você pode consultar sua lista para garantir que não se esqueça de nada. Se você esquecer uma ou duas perguntas, entre em contato com o diretor da creche posteriormente para ter certeza de que possui todas as informações necessárias.
  • Preste atenção aos provedores e crianças: Você pode dizer muito sobre a atmosfera de uma creche observando o humor e o comportamento das pessoas que nela vivem. Tente descobrir se a creche tem um ambiente em que você gostaria que seu filho estivesse.
  • Procure evidências de estrutura e rotina: Embora um dia “de folga” possa acontecer em qualquer lugar, deve ser fácil determinar se a estrutura e a rotina são priorizadas em um determinado ambiente de creche. Esses são recursos importantes que podem ajudar as crianças a prosperar.
  • Visualize todas as áreas: Peça para ver espaços de recreação ao ar livre, banheiros e outras áreas menos visíveis da creche. Você vai querer ter certeza de que eles estão limpos, seguros e adequados para seu filho.
  • Confie no seu instinto: Se você tiver um bom pressentimento sobre a creche que está visitando, ótimo! Se não, passe para o próximo. Os instintos falam alto e não devemos ignorá-los quando se trata de nossos filhos e de seus cuidados.

O que perguntar aos creches

As creches estão acostumadas a receber muitas perguntas de possíveis famílias. Afinal, coletar informações é fundamental para encontrar uma boa creche. Use esta lista de perguntas durante seu tour:

  • Qual é a sua filosofia de cuidado infantil?
  • Como é um dia típico para as crianças sob seus cuidados?
  • Quantas crianças frequentam atualmente? Qual é a proporção entre criança e cuidador?
  • Quais credenciais seus cuidadores/professores possuem?
  • Você é credenciado e licenciado?
  • Você fornece refeições e lanches? Como as alergias são tratadas?
  • Você fornece materiais para fraldas?
  • Como você lida com disciplina, questões comportamentais e grandes sentimentos?
  • Quais são os horários de entrega e retirada? Qual é a sua política para entregas e retiradas tardias, ausências por doença e feriados?
  • Você tem câmeras para os pais verificarem as crianças ao longo do dia?
  • Como você se comunica com os pais diariamente e semanalmente?
  • Que medidas de segurança estão em vigor no seu edifício/salas de aula?
  • Quais diretrizes de limpeza você segue?
  • Qual é o seu cronograma de pagamento e o que acontece quando uma família precisa cancelar a inscrição durante o ano em curso?

Como saber se é uma boa creche para seu filho

Se você visita uma creche, consegue imaginar seu filho lá e recebe informações e respostas às suas perguntas com as quais se sente confortável, há uma boa chance de que seja adequado para seu filho! Dito isso, nem sempre é possível saber se uma creche é ou não a melhor escolha para uma criança até que ela esteja efetivamente matriculada e frequentando. Depois de fazer sua pesquisa e visitar vários centros, siga seu instinto – lembre-se, você sempre pode mudar de rumo, se necessário.

O que fazer se você não conseguir encontrar uma boa creche

Num mundo ideal, todas as famílias que necessitam de cuidados infantis encontrariam uma boa creche quando precisassem. Infelizmente, nem sempre é esse o caso. Se isso acontecer com você e você não conseguir encontrar um bom, continue pesquisando e entrando nas listas de espera. Enquanto espera a abertura de uma vaga na creche de sua preferência, você pode considerar outras opções de creche. Babás, babás, au pairs e trocas de crianças (com outros pais e famílias) são opções a serem investigadas se você não tiver familiares ou amigos por perto para ajudar.

Encontrar uma boa creche vale o processo

Há muita coisa envolvida em encontrar a melhor creche para seu filho e sua família. Entre pesquisar, passear, entrevistar e garantir uma vaga, o processo pode se tornar estressante rapidamente. Com um pouco de trabalho de perna e intencionalidade de sua parte, você pode encontrar o ajuste certo! Fazer isso – e saber que seu filho está em mãos seguras e amorosas – vale a pena.

Artigos relacionados: