O parto natural se tornou muito mais popular nos últimos anos. E o hipnobirthing é algo que as mulheres (até mesmo celebridades e duquesas) usam durante o trabalho de parto. Não, não é a mesma coisa que a hipnose que você vê na TV. Mas pode ajudá-lo a ter uma experiência de parto melhor.

Como mãe de 6 filhos, o parto natural é algo sobre o qual fiz muitas pesquisas, tanto para mim quanto para minhas clientes doulas. Então, o que é hipnobirthing e é certo para você? Leia e descubra!

O que é hipnobirthing?

As mães de primeira viagem podem ficar nervosas quando as dores do parto começam a aparecer. Elas podem ter ouvido muitas histórias de terror sobre o parto de amigos e familiares. O hipnobirthing é um método que pode ajudar a facilitar o processo de parto. Ele se concentra em técnicas mente-corpo para o alívio natural da dor, em vez de intervenções médicas.

As mulheres aprendem a usar técnicas de respiração profunda, auto-hipnose, afirmações positivas e visualizações. Isso ajuda a promover relaxamento profundo e alívio da dor durante o parto.

A premiada hipnoterapeuta Marie F. Mongan. cunhou pela primeira vez o termo hipnobirthing em seu livro de 1989. Algumas das idéias são baseadas nos princípios da hipnoterapia. Mongan baseou seus métodos principalmente no trabalho de dois respeitados defensores do parto natural.

Um deles foi o Dr. Jonathan Dye, de Buffalo, Nova York. O outro era o obstetra inglês, Dr. Grantly Dick-Read. Mongan leu o livro do Dr. Dick-Read, Parto sem medo, enquanto estava grávida de seu primeiro filho. Ela usou as técnicas que aprendeu para ter um parto melhor.

A filosofia do Hypnobirthing procura dissipar o medo sobre o processo de nascimento. Em vez de “contrações”, você tem ondas ou surtos. Também se concentra em expectativas relaxantes e positivas. O objetivo principal é ter uma experiência de parto positiva.

Técnicas de hipnoparto

O hipnobirthing é popular em ambientes de parto natural. Mas você também pode usá-lo com cuidados de saúde convencionais. Dito isto, existem alguns métodos de parto diferentes a serem considerados. Você pode até fazer aulas de mais de um método e combinar o que aprender.

HipnoBirthing: O Método Mongan

O Método Mongan é o método original de hipnobirthing desenvolvido pela hipnoterapeuta Marie Mongan. Enfatiza que a mãe tem uma escolha sobre o ambiente em que o bebê nasce. Utiliza técnicas especiais de respiração, relaxamento, visualização, meditação, nutrição e tonificação corporal positiva. Isso ajuda a preparar o corpo para o nascimento e apoia o processo de parto.

HipnoBabies

Este spin-off do Método Mongan original concentra-se no relaxamento profundo. Ele usa frases repetidas que perfuram afirmações positivas no cérebro subconsciente. Um parceiro ajuda a repetir essas frases durante o trabalho de parto, ou a mãe pode dizê-las para si mesma. Cria um espaço positivo e encorajador durante a gravidez e o parto.

Hypnobabies ensina técnicas de hipnose de nível médico. O método afirma que essas técnicas são fortes o suficiente para serem usadas até mesmo em cirurgias sem anestésicos.

Método Lamaze

O Método Lamaze surgiu na mesma época que o hipnobirthing, na década de 1950. O obstetra Ferdinand Lamaze trouxe esse método para a França a partir do que viu na Rússia. Ele ajudou as mulheres a se prepararem para o parto com respiração e expectativas positivas.

Lamaze evoluiu ao longo das décadas. Mas o seu foco nas técnicas de respiração para o tratamento da dor permanece o mesmo. Ajuda as mulheres a aprender mais sobre o processo natural do parto e o que esperar.

O Método Bradley

O Método Bradley é outro método para trabalho de parto e nascimento natural. Também conhecido como “parto treinado pelo marido”, inclui nutrição pré-natal e exercícios. Bradley também enfatiza o relaxamento para um parto mais fácil. Ao contrário do hipnobirthing, ele se concentra em ensinar sobre todas as fases do nascimento. O método não cobre apenas a gravidez e o processo de parto, mas também o pós-parto.

Como funciona o hipnobirthing?

Hipnobirthing funciona por reduzindo os hormônios do estresse. O estresse pode causar um processo de parto mais doloroso e prolongado. Esses hormônios contraem os músculos uterinos, aumentam a dor e retardam o trabalho de parto. O hipnobirthing aumenta os hormônios positivos, como endorfinas ou oxitocina. Como resultado, há relaxamento natural e alívio da dor.

Benefícios do Hipnobirthing

Aqui estão alguns dos benefícios relatados do hipnobirthing:

  • Menos medo, mais alegria Mães e bebês mais felizes.
  • Tratamento da dor – O aumento de endorfinas pode ajudar a diminuir a dor. Isso pode ajudar a reduzir a necessidade de analgésicos, como epidurais.
  • Trabalho de 1ª e 2ª fase mais curto – Um corpo relaxado facilita todo o processo.
  • Menos necessidade de induzir– O hipnobirthing pode ajudar a reduzir a necessidade de induzir o parto.
  • Menos intervenções médicas — Ter um filho é um processo natural. Quando uma mulher tem o apoio de que precisa, é mais provável que tudo aconteça como deveria.
  • Menos bebês prematuros e com baixo peso – Essas técnicas podem ajudar o bebê a nascer na hora certa.
  • Um bebê alerta– Com o hipnobirthing, os bebês têm maior probabilidade de ficarem alertas. Isso também significa amamentar imediatamente.
  • Melhores pontuações APGAR — Uma pontuação APGAR mais alta significa que o bebê está menos estressado.
  • Menos depressão pós-parto – Menos estresse durante o trabalho de parto traz benefícios a longo prazo. Parece ajudar a manter as emoções da mãe mais equilibradas após o nascimento.

Uma revisão de 2011 descobriu que a auto-hipnose funcionou melhor do que cuidados médicos padrão e aulas de parto para reduzir a dor. Um estudo australiano também encontrou taxas mais baixas de cesarianas com HypnoBirthing. As mães em trabalho de parto também precisaram de menos epidurais, e mais da metade não optou por nenhum analgésico. As mulheres relataram sentir-se mais confiantes, focadas e no controle.

Um ensaio clínico randomizado de 2013 comparou mulheres que aprenderam hipnose a um grupo que aprendeu técnicas de atenção plena. O grupo de hipnose venceu, com mais mulheres nesse grupo relatando uma melhor experiência de parto.

Em 2019, os pesquisadores analisaram como a hipnose também poderia ajudar após o nascimento. Mulheres que fizeram hipnoterapia tiveram menos ansiedade e depressão pós-parto.

Realmente não há desvantagens. Todos estes métodos apoiam o corpo através deste processo natural. Existem vários recursos que você pode utilizar para obter mais suporte.

Recursos sobre hipnoparto

Existem muitos recursos de hipnobirthing disponíveis. Você pode encontrar livros, podcasts e cursos para ajudar a fornecer orientação ao longo de sua jornada até a data de vencimento.

Livros sobre hipnoparto

Você pode pegar um livro antigo ou lê-lo em seu tablet. Existem até opções de audiolivros. Também tenho uma lista de livros sobre gravidez que li para me preparar para o parto aqui.

Outros livros úteis de preparação para a gravidez

Embora não sejam hipnobirthing, os métodos Bradley e Lamaze foram realmente úteis durante meu trabalho de parto.

Descobri que os livros gerais sobre parto se basearam cada vez mais nesses métodos ao longo dos anos.

Podcasts e audiolivros sobre hipnobirthing

Hipnobirthing e outros podcasts de parto natural podem ser realmente convenientes. Eles podem ajudá-lo a aprender as técnicas enquanto realiza as tarefas domésticas ou em trânsito. Você pode até ouvir os livros completos em aplicativos como o audível:

Provavelmente você encontrará outros no Apple Podcasts ou no Spotify. Alguns canais podem ter apenas três ou cinco episódios. Mas você ainda pode obter informações valiosas e histórias pessoais.

Cursos de Hipnobirthing

Existem muitas aulas de hipnobirthing online. Existe até opção para mães de cesariana. Aqui estão apenas alguns:

Estudar no conforto de casa é conveniente, mas também pode ser bom aprender pessoalmente com outras pessoas.

Educadores locais de hipnobirthing

Se você estiver interessado em aulas locais, elas existem! Existem educadores certificados em hipnobirthing por aí. Veja como encontrar um educador perto de você:

Assistir a uma aula com outras futuras mamães pode ser muito encorajador. Também pode ser uma boa maneira de encontrar outras mulheres que pensam como você e que gostam de bem-estar e métodos naturais.

O resultado final

Muitas mulheres consideram o hipnobirthing uma ótima maneira de controlar a dor do parto e reduzir o estresse. Quer você use sozinho ou em combinação com outros métodos naturais. Não funcionará exatamente da mesma forma para todas as mulheres em todas as situações, mas é uma ótima ferramenta para se ter. Menos estresse para um parto mais positivo é sempre bom!

Você já experimentou o hipnobirthing ou alguma outra técnica de relaxamento para o parto? Você consideraria isso? Compartilhe abaixo!

Hipnobirthing para um parto melhor