A época das festas de fim de ano está chegando, o que significa que a possibilidade de estresse desnecessário também está chegando – especialmente se você tiver um recém-nascido. Dito isto, você tem permissão para fazer as férias seu caminho este ano. Sim, você tem permissão para preservar sua sanidade e passar esse período com o mínimo de estresse possível. Aproveitar as festas de fim de ano com um bebê novinho é possível!
Como lidar com a temporada de férias com um novo bebê
Como passar por esse período com um recém-nascido, você pergunta? Nós ajudamos você. Aqui estão sete dicas para lidar com a temporada de férias com um novo bebê a tiracolo:
1. Respire fundo. . . Esta temporada irá (literalmente) passar
Comecemos pelo princípio – respire. Como mãe pela primeira vez, é compreensível que você se sinta ansiosa durante as férias. Mas lembre-se de que esta temporada não vai durar. Você apenas tem que passar por isso (e você vai!). Tente se concentrar no que realmente importa neste período de festas: sua família. O resto se encaixará. E lembre-se de não ser muito duro consigo mesmo. Você também deve aproveitar esse momento, então não crie grandes expectativas para si mesmo.
2. Faça o que funciona para você e sua família
Acima de tudo, é fundamental cuidar da sua própria família. . . mesmo que isso signifique fazer as coisas de maneira diferente do que você fez no passado. Você é a mãe aqui, e você pode dar as ordens agora. Sua mãe e sua sogra tiveram a vez de fazer o Natal do jeito delas, e agora é a sua vez. Se você preferir trocar o tradicional jantar de véspera de Natal em família para 25 pessoas por uma noite tranquila assistindo a filmes de Natal e cuidando do seu filho em paz, faça-o! Não se sinta culpado por se esconder, criar novas tradições e priorizar a paz de sua família.
3. Faça um brainstorming dos limites com seu parceiro com antecedência
Embora possa ser desconfortável decepcionar os outros, estabelecer limites é uma parte necessária de ser pai e prevenir situações desconfortáveis. Portanto, determine antecipadamente os itens inegociáveis das suas férias com seu parceiro – e cumpra-os. Para começar, você deve pedir a qualquer pessoa que interaja com seu recém-nascido que lave bem as mãos com antecedência.1 Se você se sentir mais confortável em permitir que apenas pessoas que tomaram vacinas contra gripe e tosse convulsa toquem em seu bebê, informe isso com antecedência. Não há problema em estabelecer limites para proteger seu filho! Você não precisa permitir beijos, seu bebê não precisa ser distribuído como uma batata quente e você não precisa ficar por perto até que a multidão acabe. Caramba, você nem precisa sair do conforto da sua casa se não quiser! Mas se você optar por participar de festividades, certifique-se com antecedência de que você e seu parceiro estão na mesma página.
Pense em como você vai lidar com o sono do seu bebê; você pode considerar garantir que haja um quarto disponível para um pack-n-play. Se você sabe que não vai querer ficar por aqui mais tarde do que o necessário, estabeleça um horário pré-determinado para você e seu recém-nascido saírem das festividades. Elabore um plano de como você e seu parceiro apoiarão um ao outro com seu recém-nascido e como ambos lidarão com cenários potencialmente desafiadores com a família. Um pouco de proatividade ajuda muito aqui!
4. Torne as coisas o mais fáceis possível para você
Participar de eventos familiares durante as férias com um recém-nascido exige um pouco de planejamento prévio, mas é totalmente viável. Pense com antecedência sobre quais medidas você pode tomar para minimizar o estresse de se reunir com entes queridos. Preocupado com as pessoas chegando muito perto do seu bebê? Pegue uma transportadora que você adora e siga o caminho do bebê. Preocupado com a alimentação? Traga uma capa de amamentação – ou tenha um espaço privado pronto para sessões de amamentação ou extração de leite. Não está pronto para carregar seu filho e todos os itens essenciais para viajar com a família? Convide a vovó e o vovô para irem até você. Temendo a ideia de atrapalhar em um quilômetro o cronograma de sono ainda em andamento? Mantenha a rotina do seu bebê o mais próximo possível do normal. Claro, flexibilidade é necessária. . . mas quando você tem um recém-nascido, a normalidade também.
5. Diga “não” a qualquer coisa que cause estresse desnecessário
Seja faltando à festa de Ano Novo ou recusando-se a estar perto de parentes que simplesmente não respeitam limites, sinta-se à vontade para dizer “não” neste período de festas. Se algo não acrescenta paz à sua experiência de férias com o seu recém-nascido, não vale a pena. Não há problema em recusar convites. E sim, fazer isso simplesmente porque desta vez você não está preparado para isso é perfeitamente aceitável. Afinal, você acabou de ter um bebê! Vá com calma e rejeite qualquer pressão para preencher o calendário. Sempre haverá o próximo ano.
6. Crie novas tradições que sejam boas para sua família
Com um novo bebê na família, a forma como você comemora os feriados inevitavelmente mudará de alguma forma, então é melhor aproveitar isso! Abrace a magia e use esta época festiva como uma oportunidade para criar novas tradições para a sua família. Eles não precisam ser extravagantes. . . eles deveriam simplesmente se sentir bem por você. Pense em pãezinhos de canela caseiros, maratonas de filmes com pijamas combinando ou até mesmo estender um convite para que seus entes queridos passem por aqui – durante horários que funcionam para você e seu filho, é claro.
7. Peça e aceite ajuda
É preciso uma aldeia para criar um bebê. . . e, às vezes, para passar as férias. Não importa quais sejam seus planos, esteja aberto para receber ajuda de outras pessoas. Pensar um pouco com antecedência e determinar que suporte você precisará é uma ótima maneira de ser proativo para sobreviver à temporada. Se você for hospedar, peça ajuda a amigos e familiares para preparar, servir e limpar as refeições. Esteja você em casa ou em outro lugar, reserve um tempo de silêncio para você (e para o bebê) enquanto seus entes queridos cuidam de todo o resto. Não tenha medo de compartilhar este artigo, 15 coisas que você deve fazer para uma nova mãe, com seus convidados!)
Você pode sobreviver às férias com um recém-nascido
Passar as férias com um recém-nascido pode parecer assustador, mas é possível sobreviver à temporada (e até se divertir!). Com um pouco de reflexão e reflexão intencional sobre como você deseja que os dias especiais deste ano sejam para sua família, tudo ficará bem. Boas férias!