A garotinha com chapéu de Papai Noel está deitada entre a festiva árvore de Natal com presentes.

Meus pobres filhos. Não sei por que, mas meu marido e eu éramos especialistas em fazer bebês nas férias. Minha filha nasceu em novembro, poucos dias antes do Dia de Ação de Graças, e meu filho nasceu em dezembro, duas semanas antes do Natal. Mesmo quando criança, lembro-me de pensar como devia ser horrível nascer perto do Natal. Como essas crianças devem se sentir com seu aniversário ofuscado pela maior época de troca de presentes do ano? Então eu vou e faço exatamente isso com meus filhos. Suspirar.

Claro, eu tinha pouco controle sobre quando meus filhos nasceriam. Mas agora que sou mãe de dois “bebês de férias”, tento ao máximo garantir que seus aniversários sejam diferenciados dos outros feriados maiores da temporada. Aqui estão algumas dicas para garantir que o aniversário do seu filho seja especial durante as férias!

Torne o aniversário do seu filho especial na época dos feriados

1. Nunca use papel de embrulho de Natal

Nunca tenho papel de embrulho de aniversário em mãos. Mas sempre tenho um monte de papel de Natal. Algumas semanas antes do aniversário dos meus filhos, certifico-me de comprar papéis ou sacolas específicas para o aniversário, para ter certeza de que os presentes estão claramente designados para o dia especial.

2. Estrague o aniversário

Uma coisa que comecei a fazer alguns anos depois do nascimento dos meus filhos foi limitar os presentes de Natal a apenas cinco: algo que eles querem, algo que precisam, algo para vestir, algo para ler e um presente do Papai Noel. Esta fórmula me permite fazer duas coisas. Em primeiro lugar, posso mimar um pouco o aniversário de cada criança com mais alguns presentes, tornando o evento mais pessoal e emocionante. E dois, agiliza as doações (e gastos) de Natal como mágica!

3. Transforme sua árvore em uma “árvore de aniversário”

Se seu filho nasceu perto o suficiente do Natal e você já enfeitou os corredores, experimente transformar sua árvore de Natal em uma “árvore de aniversário” para o dia. Amarre serpentinas como uma guirlanda sobre os galhos. Amarre balões coloridos de hélio nos galhos. Talvez até cubra a árvore com um chapéu de aniversário! Quando seu filho acordar e descobrir que a árvore se transformou magicamente em uma árvore de aniversário, ele ficará extremamente animado!

4. Peça à família para não dar presentes “combinados”

Felizmente, minha família nunca tentou fazer isso com meus filhos, mas conheço outras pessoas que tiveram esse problema. A vovó enviará um presente com uma etiqueta: “Feliz Aniversário e Feliz Natal!” Ok, Scrooge! Se você acha que terá problemas com isso, peça gentilmente à sua família para não dar “presentes combinados”. Mesmo que eles tenham que enviar presentes menores ou mais baratos para acomodar o golpe duplo de dar ao seu filho, é melhor do que um presente combinado.

5. Faça uma festa em família no dia real

Meus filhos ganham duas festas de aniversário: uma com os amigos (veja abaixo) e outra apenas com nossa família imediata no aniversário real. Sinto que isso enfatiza o caráter especial do dia real do seu nascimento. Permitirei que os aniversariantes escolham o jantar da noite, e depois teremos cupcakes e presentes abertos meus. Eles ficam ansiosos pelo jantar de aniversário o dia todo!

6. Faça uma festa de amigos daqui a algumas semanas

Como meus filhos nascem com duas semanas de diferença, faço uma festa de aniversário conjunta com os amigos deles no fim de semana entre os dois aniversários. Eles podem fazer algo divertido com seus melhores amigos, primos e parentes, comer pizza e bolo e abrir muitos presentes. Embora eles possam insistir em fazer festas separadas à medida que envelhecem, no momento eles realmente parecem gostar do gigantesco evento conjunto. Então, continuarei fazendo isso enquanto puder!

7. Em vez disso, comemore meio aniversário

Não tentei isso com meus filhos, mas outras mães com “bebês de férias” fazem a grande festa de seus filhos no “meio aniversário” em vez de durante as férias. Claro, eles farão uma pequena comemoração no dia real, mas a grande festa acontecerá daqui a seis meses. As mães que vivem em climas mais frios acham que isso funciona porque podem oferecer aos filhos os tipos de festas que de outra forma não dariam, como uma festa na piscina ou uma festa no parque ou no zoológico. E eles podem dar-lhes presentes apropriados para a estação, como uma bicicleta, com os quais eles podem ter que esperar vários meses para brincar, caso a ganhem no dia do aniversário. Desde que o seu filho esteja aberto e aceite a ideia de uma festa de aniversário adiada, esta pode ser uma excelente opção para a sua família!

Nascer perto das férias pode ser uma chatice para os pequenos, se eles sentirem que seu grande dia foi ofuscado ou esquecido. Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a distinguir o dia do seu filho para que ele se sinta especial no aniversário!

Você tem um “bebê de férias”? Como você faz seu filho se sentir especial no aniversário dele na época dos feriados?