Fazer com que as crianças tenham uma alimentação mais saudável, especialmente quando se trata de comer vegetais e frutas, pode ser uma tarefa árdua. Felizmente, existem maneiras de convencer as crianças a consumir vegetais e frutas sem ter que coagi-las ou intimidá-las. Considero que meus filhos estão acima da média no quesito comer bastante vegetais e as dicas a seguir mostram como fiz isso!

Como fazer as crianças comerem mais vegetais e frutas

Você deve ter notado que escrevi vegetais e frutas, e não o contrário. Fiz isso para enfatizar a importância dos vegetais na dieta alimentar. Temos que comer muitos vegetais e quantidades moderadas de frutas para sermos saudáveis.

Muitas pessoas as veem como uma categoria e presumem que se comemos frutas estamos atendendo às necessidades do corpo. Infelizmente, esse não é o caso. Portanto, essas dicas ajudarão a incentivar as crianças a comer mais vegetais (especialmente), mas também mais frutas, se seu filho for avesso a frutas.

Faça disso um hábito

Uma das melhores maneiras de fazer com que as crianças comam mais vegetais é torná-los uma parte regular do seu dia. Quando frutas e vegetais fazem parte de todas as refeições, isso se torna normal.

Meus filhos veem os vegetais como parte da refeição, e não como complemento à refeição, por isso é esperado que vejam muitos vegetais na mesa.

Liderar pelo exemplo também é uma parte importante do ensino de hábitos alimentares saudáveis ​​às crianças. Quando comemos e apreciamos vegetais e frutas, é mais provável que nossos filhos experimentem (e gostem) deles também.

Faça da fruta uma delícia

Para algumas crianças, só a ideia de comer algo “saudável” as faz correr na outra direção. Se isso for verdade para seus filhos, experimente primeiro com frutas. Muitas crianças acham muito mais fácil saborear frutas do que vegetais, então comece por aí. Ensine aos seus filhos que embora a fruta seja saudável, também é uma delícia incrível! Experimente estas receitas para levar as crianças ao barco da fruta é uma delícia:

Comer muita frutose (mesmo de frutas) não é saudável, então não exagere nas frutas! Mas como introdução à produção, a fruta pode ser uma grande ajuda. Você também pode começar a incluir vegetais em pratos de frutas. Purê de abóbora pode ser adicionado a picolés de frutas, folhas verdes podem ser adicionadas a smoothies, etc.

Ser consistente

As crianças podem não querer experimentar o aipo nas primeiras 10 vezes que for servido, mas, eventualmente, ficarão curiosas e experimentarão (especialmente se virem você experimentando). Além disso, eles podem não gostar do aipo na primeira vez que o experimentam, mas podem desenvolver o gosto por ele depois de experimentá-lo algumas vezes. Às vezes, gostos desconhecidos podem ser mal interpretados como gostos ruins, portanto, incentivar as crianças a experimentar coisas repetidamente pode ajudar.

Mude a atitude

Na nossa família ninguém pode reclamar da comida. Eles podem não gostar de alguma coisa e optar por não comê-la, mas reclamar não é certo. A comida vem em primeiro lugar para a nutrição, o que considero importante ensinar às crianças. Além disso, reclamar da comida é rude com o cozinheiro e mostra uma atitude de mente fechada.

Assim, na nossa família, espera-se que todos se sentem juntos na hora das refeições (mesmo que optem por não comer) e tenham uma atitude positiva. Vemos este momento como uma boa oportunidade para nos conectarmos em família e estarmos atentos ao que e como estamos comendo.

Faça as crianças cozinharem

Quando as crianças participam na preparação das refeições, sentem-se proprietárias e têm maior probabilidade de experimentar novos alimentos. Meus filhos aprenderam muito fazendo este curso e agora ajudam regularmente na cozinha. Eles assumiram a responsabilidade de incluir todos os alimentos saudáveis ​​nas refeições e lanches e estão muito abertos a experimentar coisas novas por causa disso!

Aqui estão algumas receitas fáceis para as crianças cozinharem que contêm vegetais e frutas:

Devo admitir que fiquei um pouco relutante em deixar as crianças entrarem na cozinha, mas estou muito feliz por ter feito isso! Eles são ótimos cozinheiros e ótimos comedores por causa disso.

Ensine às crianças de onde vem a comida

As crianças (e os adultos!) Ficam mais envolvidos com o que comem se souberem de onde vem. Portanto, conhecer seus vegetais e compartilhar esse conhecimento com as crianças é uma ótima maneira de despertá-las. Você pode fazer isso explorando fazendas locais e mercados de produtores ou cultivando vegetais e frutas por conta própria.

Esconda-os

Quero que meus filhos saibam o quão importante é comer vegetais, mas às vezes a maneira mais fácil de incutir vegetais nas crianças é escondê-los. Eu não minto sobre os vegetais. Depois que as crianças provarem a refeição e se divertirem, avisarei que há vegetais extras na receita. Isso ajuda a ensiná-los que os vegetais são saborosos e que há muitas maneiras de obter vegetais suficientes todos os dias. Aqui estão algumas das minhas receitas vegetarianas escondidas favoritas:

Encontrar maneiras criativas de esconder vegetais em suas refeições favoritas é uma maneira fácil de adicionar mais vegetais à dieta e pode ser útil para acostumar as crianças ao sabor e à textura de alguns vegetais.

Torne-os divertidos

Quando a comida é apresentada de forma divertida, meus filhos ficam sempre mais dispostos a experimentá-la (e geralmente gostam!). Encontrar novas maneiras de servir os alimentos ou prepará-los para parecerem mais atraentes são algumas maneiras de tornar os vegetais mais atraentes. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

Às vezes, tornar a comida mais apelativa é tão simples como arrumá-la lindamente numa travessa ou colocar tudo no espeto (e um molho para acompanhar é sempre bem-vindo!). Meus filhos adoram experimentar qualquer coisa que esteja disposta em uma travessa de festa, principalmente quando é colorida e bonita.

Legumes e frutas sorrateiros

Inserir mais vegetais e frutas na dieta não é tão difícil quanto parece. O segredo é encontrar algumas receitas e formas de apresentá-las que estimulem as crianças a experimentá-las. Também é útil quando os adultos da família têm a mente aberta e estão sempre dispostos a experimentar algo novo. Antes que você perceba, os vegetais farão parte das refeições normais e as crianças os comerão (principalmente) sem reclamar.

Quais são suas melhores dicas para conseguir vegetais extras?