Se não tomarmos cuidado, o Natal pode rapidamente se tornar um momento de preocupação com o que ganhamos e de perder de vista o que é importante. Passar tempo com os entes queridos, compartilhar gratidão, dar presentes atenciosos e compartilhar com os menos afortunados – essas são algumas das coisas nas quais quero que minha família se concentre durante as férias. À medida que meus filhos foram crescendo, trabalhei muito para encontrar maneiras criativas de ensiná-los sobre a alegria do Natal.

Contei que tentamos simplificar o Natal comprando um presente para cada membro da família. Gostamos de celebrar o Advento, tempo de espera e de preparação para o Natal. Outra tradição que fazemos todos os anos é celebrar o Dia de São Nicolau no dia 6 de dezembro. Neste dia celebramos a pessoa real que ajudou os membros da sua comunidade a terem um feriado mais brilhante.

Quando meus filhos crescerem, quero que eles se lembrem de toda a diversão que tivemos durante as férias juntos, em vez dos presentes que receberam (ou não). Também quero incutir neles o sentido de ajudar os outros. Como já temos tanto, é importante para mim espalharmos a alegria do Natal para outras pessoas.

Ensinar a alegria do Natal aos meus filhos é uma mistura de tradições familiares e fazer coisas para espalhar a alegria do feriado para outras pessoas. Aqui estão algumas maneiras pelas quais gosto de ensinar a alegria do Natal aos meus filhos.

Atos aleatórios de bondade

Uma das minhas maneiras favoritas de ajudar a ensinar meus filhos sobre a alegria do Natal é fazer com que eles façam atos aleatórios de bondade para com familiares, amigos ou estranhos. Em vez de um Elfo na Prateleira, temos um Anjo de Natal. Todos os dias, durante o Advento, ela vem me visitar, trazendo sugestões de coisas que meus filhos podem fazer por outra pessoa naquele dia. É uma ótima maneira de encorajá-los e dar-lhes ideias para espalhar amor aos outros.

Se você não tem um anjo de Natal, ainda pode fazer coisas boas para os outros. Existem muitos gráficos para impressão no Pinterest que oferecem ótimas ideias sobre como espalhar alegria. Você pode imprimir um e colocá-lo na geladeira para dar algumas ideias à sua família. Ou faça sua própria lista de coisas especiais que deseja fazer. Esta é uma ótima maneira de envolver seus filhos!

Aqui estão algumas coisas que gostamos de fazer no passado:

  • Fazendo presentes para funcionários dos correios e motoristas de entrega
  • Criando cartões “Eu te amo” para os avós
  • Doando nossas economias para diferentes instituições de caridade
  • Trazendo uma xícara de café para o homem que toca a campainha do supermercado
  • Preparando refeições para famílias com bebês novos
  • Pagar as compras de uma senhora idosa que estava fazendo check-out na nossa frente e que só tinha alguns itens
  • Deixar cupons e notas de dólar nos corredores (saudáveis) do supermercado
  • Dar barras de loção caseira ou chás para idosos ou hospitalizados
  • Pagar parquímetros para pessoas estacionadas na rua
  • Fazendo cookies e entregando-os aos socorristas

Essas ideias são pequenas maneiras de espalhar a alegria do feriado, mas cada uma é uma maneira fácil e divertida de ensinar as crianças a pensar nos outros.

Papai Noel Secreto

Outra forma de espalhar a alegria do Natal é sermos o Papai Noel Secreto para uma família necessitada em nossa comunidade. Entramos em contato com uma igreja local ou um abrigo para vítimas de violência doméstica para ver quem está necessitado nesta temporada, obter uma lista de desejos para seus familiares e fazer compras para comprar presentes. Em seguida, entregamos os presentes e alguns alimentos para diversas refeições, juntamente com alguns cartões-presente.

Esta tem sido uma ótima maneira de meus filhos aprenderem a alegria de dar aos outros, mesmo quando não conseguimos ver a expressão em seus rostos quando abrem os presentes. Verifique se alguma organização sem fins lucrativos em sua comunidade tem famílias que precisam de patrocínio.

Voluntariado

Se seus filhos são mais velhos, uma ótima maneira de ensinar (e espalhar) a alegria do Natal é ser voluntário. Em nossa comunidade, existem várias organizações que patrocinam campanhas de brinquedos ou jaquetas. Você pode se inscrever para ajudar a organizar as doações antes do evento ou ajudar no local no dia do evento, ajudando as famílias a fazerem suas seleções.

Outra coisa divertida é ser voluntário em um banco de alimentos local, separando as doações de alimentos e organizando-as para as famílias. Algumas igrejas têm bancos de alimentos que também precisam de voluntários. Ou, se puder, leve seus filhos para uma caça ao tesouro de alimentos enlatados para coletar alimentos enlatados dos vizinhos para doar ao banco de alimentos.

Faça presentes para outras pessoas

Outra forma de aprender a alegria do Natal é fazer presentes para nossos entes queridos. Geralmente escolhemos algumas coisas divertidas para fazer para os avós, nossos vizinhos e uns para os outros. É ótimo sermos criativos e habilidosos juntos, e colocamos muito amor nos presentes que fazemos. É uma ótima maneira para meus filhos aprenderem sobre a alegria do Natal porque lhes ensina o valor de pensar nos outros, decidir o que podem gostar e dedicar seu tempo e esforço para criar algo especial.

Adoramos embrulhar nossos presentes em papel de embrulho ecológico. Você pode fazer o seu próprio usando coisas simples que tem em casa: jornais velhos, papel pardo ou materiais de embalagem. Seus filhos também podem pintar ou fazer desenhos especiais no papel de embrulho feito em casa. É quase como um presente bônus!

Atividades de Natal em família

Costumamos ter algum tempo de inatividade antes e depois das férias, por isso gosto de passar esse tempo com meus filhos fazendo atividades divertidas de Natal. Às vezes, faremos artesanato (que podemos compartilhar com outras pessoas) e outras vezes, sairemos para passear, como dirigir e olhar as luzes de Natal enquanto tomamos um chocolate quente.

Também fizemos decorações de Natal – desde enfeites de massa salgada até guirlandas naturais. Reunir-nos para fazer coisas que vão alegrar a nossa casa é uma boa maneira de ensinar a alegria do Natal. É ótimo ver seu produto final pendurado na árvore ou na lareira!

Comemore com as tradições de Natal

Nossa família tem muitas tradições de Natal! Uma das minhas favoritas é que passamos a maior parte do dia de Natal de pijama. Abriremos nossos presentes e passaremos o dia conversando. E mesmo estando de pijama, muitas vezes teremos companhia ou brincaremos com outras crianças da vizinhança. Podemos jogar juntos, fazer biscoitos ou assistir nossos filmes favoritos.

Outra de nossas tradições é reservar algum tempo durante as férias para vasculhar nossas coisas e encontrar itens que possamos doar a outras pessoas. Não apenas coisas das quais queremos nos livrar, mas coisas que poderíamos compartilhar com outras pessoas. Encontramos uma maneira de entregá-los para alguém que precisa deles ou doá-los para uma organização local.

Pensar nas tradições que você pode começar com seus filhos e que trazem alegria para a época do Natal ajuda vocês a planejarem momentos especiais juntos. Quais são algumas das coisas boas que sua cidade tem a oferecer durante as férias? Como você se lembra de passar tempo com sua família durante as férias? Há algo que você deseja continuar?

Ensinar aos nossos filhos a alegria do Natal é importante para ajudá-los a perceber que o feriado envolve muito mais do que ganhar presentes. Criá-los para cuidar dos outros e criar tradições com eles os ajuda a ver que a vida é mais do que coisas materiais.

Como você ensina a alegria do Natal a seus filhos? Quais são algumas maneiras de retribuir? Quais são algumas de suas tradições favoritas?

Decidimos nos concentrar no tempo para a família, nas ideias de presentes caseiros e na alegria do Natal este ano com nossos filhos, em vez de grandes presentes.