A amamentação traz consigo seu quinhão de desafios. De mamilos doloridos a mamadas noturnas (e muitos abraços de bebê!). Se você notar dor nos seios, sintomas semelhantes aos da gripe e dutos de leite bloqueados, pode ser mastite. Aqui está o que é mastite e os remédios caseiros que usei com sucesso para tratar minha infecção mamária.

Anos atrás, depois de uma viagem de carro de 18 horas com cinco filhos (sim, posso estar louco), tive um caso grave de mastite. O bebê ficou muito feliz no carro e quando as crianças estão felizes eu dirijo.

Na primeira noite, atribuí a sensação de cansaço ao mal da altitude e o aperto ao fato de não ter amamentado o dia todo, então fui dormir cedo. Na manhã seguinte, eu sabia que algo estava errado. Naquela tarde, tive um grande caroço se formando no seio, um sinal clássico de duto de leite entupido. Mais tarde, tive febre alta (um sinal de que meu sistema imunológico estava lutando contra infecções). Eu entendo perfeitamente (e simpatizo) com o quão terríveis são esses tipos de infecções!

O que é mastite?

Com o passar dos anos, nossa compreensão do que exatamente é a mastite mudou. As mães que amamentam podem ficar com os dutos de leite obstruídos, o que pode causar inflamação e infecção (mastite). Se você notar dor, inchaço e um caroço no tecido mamário (geralmente perto da aréola), é provável que seja um duto de leite bloqueado. Se você começar a desenvolver sinais de infecção, é provável que seja mastite na lactação.

Os fatores de risco e causas da mastite incluem:

  • Desmame muito rápido e a mama afetada fica ingurgitada
  • O bebê não tem uma boa duração e não está drenando bem o seio
  • Pressão nos seios (de sutiã apertado, cinto de segurança, etc.)
  • Excesso de oferta que leva ao ingurgitamento mamário (também pode ser causado por extração com muita frequência)
  • Infecção causada por danos nos seios, como mamilos rachados

Sintomas de mastite

Veja o que você deve observar se você acha que tem mastite.

  • Dor, inchaço, vermelhidão e/ou inflamação da mama
  • Sintomas semelhantes aos da gripe (incluindo febre e dores no corpo)
  • Um caroço duro
  • Secreção mamilar
  • Uma coleção de pus (abscesso mamário)
  • Diminuição da produção de leite na mama afetada

Quando tive mastite, eu estava a 2.100 quilômetros de casa e do meu médico e parteira, e sem a maioria dos remédios que teria em casa. Eu queria evitar antibióticos, se possível, embora casos realmente graves de mastite possam definitivamente justificar antibióticos (que são uma opção melhor do que desenvolver um abscesso).

Fiz o que costumo fazer: pesquisei como uma louca e experimentei todos os remédios naturais que pude enquanto amamentava. Quatro dias depois, o caroço desapareceu e eu não apresentava nenhum sintoma remanescente. Um grama de prevenção vale um quilo de cura, e eu provavelmente poderia ter evitado isso se simplesmente tivesse amamentado o bebê com mais frequência.

Desde que tive mastite, tive a oportunidade de tentar vários remédios diferentes. Estes são os que funcionaram para mim no tratamento natural da mastite.

Tratamento Natural para Mastite

No passado, recomendava-se calor e bombeamento/alimentação extra. Se houver um duto entupido, massageie e continue alimentando normalmente pode ajudar a liberá-lo. Se houver uma infecção (mastite), alimentar ou bombear mais do que o normal pode fazer com que o corpo produza mais leite e tenha uma oferta excessiva.

Como a mastite vem acompanhada de inflamação, o conselho convencional é tomar medicamentos de venda livre para dor e inchaço. Tylenol (acetaminofeno), Advil e ibuprofeno são exemplos comuns. Descobri que aplicar frio na área e usar outros remédios naturais funcionava tão bem (e provavelmente melhor!).

1. Descanso e amamentação frequente

Ouvi consultores de lactação dizerem que a mastite pode ser um sinal de que você está pressionando demais e precisa descansar. Ficar muito tempo sem amamentar é outro motivo. O primeiro passo que tomei quando percebi que tinha mastite foi ir para a cama e amamentar o bebê constantemente. Isso ajuda o leite a fluir pelo duto entupido.

Experimente diferentes posições de amamentação para garantir que o bebê consiga obter leite materno suficiente. Verifique também se a boca do bebê está bem presa, o que pode impedir a drenagem total da mama. Aqui estão os sinais de que o bebê pode ter um lábio ou língua presa que está causando problemas:

Sinais de língua e lábio amarrado

  • Mamãe sente dor nos mamilos durante a amamentação
  • Os mamilos pareciam enrugados, esbranquiçados, rachados, com bolhas ou sangrando
  • Dutos obstruídos, mamilos infectados ou mastite
  • Tordo nos mamilos
  • Seios ingurgitados (o bebê não consegue tirar leite suficiente)

Você pode notar que seu bebê apresenta alguns dos seguintes sintomas:

  • Trava rasa
  • Aparece dentro e fora do peito com frequência
  • Gengivas/mastiga mamilo
  • Barulho de clique durante a amamentação
  • Engole muito ar, gases, cólicas e/ou refluxo
  • Amamenta por longos períodos ou tem pouco tempo entre as mamadas

Erin Appleton no podcast e ela tinha algumas informações muito boas sobre amamentação e laços orais que você pode ouvir aqui.

2. Aplicação de frio ou calor

Achei que o frio era mais útil para aliviar a dor, mas às vezes usava calor. Apliquei calor por 15 a 30 minutos antes de amamentar para ajudar a aliviar o bloqueio no duto e facilitar a amamentação. Então, eu aplicaria gelo após amamentar por 15-30 minutos para diminuir o inchaço.

Tente usar uma bolsa de gelo ou compressa fria para resfriamento e alívio antiinflamatório.

3. Massagem

Na época, os recursos que consultei diziam para usar massagem para liberar o bloqueio. Encontrei alívio massageando a área afetada em pequenos círculos enquanto o bebê mamava. As fontes agora estão um pouco mais confusas neste caso. De acordo com um especialista em saúde da mama, Dr. Mitchell:

“É importante reconhecer que não se trata de um “tampão” em uma das centenas de milhões de dutos existentes no seio. Representa simplesmente o ingurgitamento transitório das células produtoras de leite e a congestão de líquidos e vasos sanguíneos.

Se uma mãe experimentar um “tampão”, ela deve evitar estritamente massagem excessiva, pois isso traumatiza o tecido mamário, causa ruptura de capilares, piora o inchaço e pode levar a algo chamado “flegmão” ou abscesso”.

A Cleveland Clinic acrescenta que uma massagem linfática leve pode ser útil. Eles também alertam contra colocar muita pressão no seio. Para fazer uma massagem linfática nos seios, acaricie suavemente da aréola em direção aos gânglios linfáticos acima da clavícula e na axila. Isso ajuda a mover o fluido preso para reduzir o inchaço.

Esse Glicerita Happy Ducts da Wish Garden também ajuda a melhorar o fluxo linfático para eliminar a mastite mais rapidamente.

Uma massagem suave enquanto o bebê está amamentando pode ajudar na descida e no fluxo do leite. No entanto, se você usar massagem, em alguns casos poderá fazer mais mal do que bem. Se você não tiver certeza, este é um bom momento para consultar um consultor de lactação do IBCLC.

4. Mantenha-se hidratado

Beber água é extremamente importante no combate à mastite. Eu mantinha um litro de água perto de mim o tempo todo e bebia constantemente para manter meu suprimento de leite e ajudar meu corpo a combater a infecção. Adicionar minerais também é uma boa ideia, já que nosso corpo não é apenas 80% de água, mas 80% de água salgada!

Adoro esta receita de bebida mineral.

5. Alho cru

O alho não é o melhor para a barriga do bebê, mas suas propriedades antibacterianas fazem maravilhas nas infecções. Eu poderia comprar alho orgânico na loja, então comia alguns dentes por dia. Sempre fiz isso quando peguei uma infecção ou doença grave e sempre melhorei em um ou dois dias. A maneira mais fácil que encontrei é picar o alho finamente e colher pequenas quantidades com uma colher. Vou colocá-lo na boca e rapidamente persegui-lo com um pouco de água.

Se você não é tão aventureiro quanto eu, misturar o alho com um pouco de mel cru torna tudo um pouco mais fácil!

6. Folhas de repolho

Lembrei-me dessa sugestão da consultora de lactação do hospital depois de ter um dos meus bebês. Não sei se ajudou com a infecção, mas foi ótimo no duto infectado e certamente não doeu.

Uma meta-análise de 2012 analisou vários estudos de mulheres que amamentam e que usam folhas de repolho para alívio. Os pesquisadores descobriram que as folhas de repolho reduziram a dor e o ingurgitamento mamário. Além disso, ajudou as mulheres a amamentar durante mais tempo, uma vez que se sentiam mais confortáveis ​​a amamentar.

Para usar este remédio: coloque uma folha de repolho fria diretamente na mama, sobre o local da mama infectada. Troque a cada hora conforme necessário. NOTA: Algumas mulheres notam uma diminuição na produção de leite com o uso de folhas de repolho, por isso tome cuidado com este remédio.

7. Vitamina C

Eu sempre levo vitamina C quando viajamos, então, felizmente, eu tinha isso em mãos. Tomei 4 cápsulas a cada quatro horas até a infecção desaparecer. A vitamina C ajuda a apoiar o sistema imunológico e é ótima para qualquer tipo de infecção.

Como a vitamina C e a vitamina E afetam a produção de leite é frequentemente estudada em animais leiteiros. Um estudo de 2005 descobriu que camelos com baixos níveis de vitamina C no leite e no plasma sanguíneo tinham maior probabilidade de ter mastite. É claro que as mães que amamentam não são camelas, mas estudos em animais parecem apontar para a importância de obter quantidades suficientes dessas vitaminas.

Algumas mães também relatam bons resultados após massagear suavemente a vitamina E no tecido mamário após uma sessão de amamentação.

8. Probióticos

Eu também tinha probióticos comigo, então, depois que a infecção começou a desaparecer, tomei grandes doses de probióticos para ajudar a manter meu sistema imunológico forte. Continuei com altas doses de probióticos por cerca de uma semana antes de voltar à dose normal.

Uma meta-análise de 2022 analisou como os probióticos podem ajudar nos sintomas da mastite. Os pesquisadores observaram que os probióticos reduziram as bactérias nocivas do leite materno tanto para mães saudáveis ​​quanto para aquelas com mastite. Isso significa que os suplementos probióticos podem ajudar a reduzir a chance de sintomas de mastite. Mesmo que você já tenha um caso de mastite, os probióticos podem ser úteis para a recuperação!

Considerações finais sobre remédios caseiros para mastite

No primeiro dia em que percebi que tinha mastite, me senti péssimo. Tive febre alta e tive calafrios e dores musculares como uma gripe. Dentro de 24 horas após este protocolo, a febre cedeu e me senti MUITO melhor. Depois de 48 horas, tudo o que restou foi um pequeno caroço dolorido e, três dias depois, eu estava de volta ao normal.

A mastite pode ser uma infecção grave e causar problemas mais sérios. Nem todos os casos serão resolvidos com remédios naturais. Se você notar piora dos sintomas dentro de alguns dias ou se sentir realmente desconfortável, entre em contato com seu médico para obter orientação.

Já teve mastite? Como você se livrou disso? Compartilhe abaixo!