A maioria dos bebês que parecem ter constipação neonatal apresenta constipação funcional.1 Esta é uma constipação temporária causada por uma mudança na dieta, surto de crescimento ou apenas por ser um recém-nascido. Os bebês nascem com músculos abdominais fracos e esfíncteres imaturos, portanto, fazer esforço para evacuar pode ser normal, especialmente se eles apresentarem fezes moles após alguns minutos de esforço.2 A constipação orgânica é causada por um problema médico, como uma doença ou deformidade.3
A constipação em bebês é comum, com 3% a 5% das consultas médicas de crianças relacionadas a problemas de constipação.1 Como pai, você deve conhecer os padrões de evacuação (BM) do seu bebê para perceber mudanças. Em seguida, monitore as alterações para ver se você precisa entrar em contato com seu provedor. A maioria dos pais se preocupa com problemas de constipação no recém-nascido, mas geralmente é funcional e você pode tratá-la em casa.1
Como saber se seu bebê está constipado? Existem vários sinais a serem observados:2,3,4,5
- Um número menor de evacuações do que o normal
- Fezes duras ou em forma de pellets
- Banquinho grande e redondo ou banquinho aguado
- Eles estão se esforçando mais do que o normal
- Agitação ou choro quando o bebê evacua, seguido de fezes duras
- Barriga inchada ou inchada
- Diminuição da ingestão/recusa de comer
- Vômito
- Sangue nas fezes (geralmente proveniente de uma fissura anal)
Cada bebê desenvolve padrões de evacuação quando come consistentemente o mesmo alimento, fórmula ou leite materno. Assim, você notará se há diferença no padrão do seu bebê. É claro que seu padrão pode mudar naturalmente com a idade e os tipos de alimentos introduzidos em sua dieta. Por exemplo, é normal que bebês amamentados exclusivamente liberem gases com frequência, mas só evacuem a cada quatro a sete dias.5 No entanto, alguns bebês amamentados fazem cocô após cada mamada!
A maioria dos bebês alimentados com fórmula tem de um a quatro BMs por dia. Alguns bebês terão LM a cada mamada, enquanto outros podem ter LM a cada um ou três dias.3,6 Esteja ciente do padrão de BM do seu bebê e observe as mudanças.
A constipação do bebê é mais comum quando há uma mudança na dieta do bebê. Isto inclui mudanças do leite materno para a fórmula, de uma fórmula para outra e quando são introduzidos alimentos sólidos. Se você notar uma diferença no padrão de cocô do seu bebê, ou se as fezes (cocô) forem duras e difíceis de evacuar, seu bebê pode estar com prisão de ventre.4
Algumas outras causas de constipação neonatal podem ser:3,4,8
- Não beber bastante líquido
- Pouca fibra na dieta
- Sistema digestivo imaturo em recém-nascidos
- Músculos abdominais fracos em recém-nascidos
- Depois de uma doença
- Uma doença médica ou malformação anatômica, como a doença de Hirschprung
Independentemente da causa da constipação do seu bebê, se ela não resolver após duas semanas com remédios caseiros, você deve entrar em contato com o seu médico.7
Há muitas maneiras de ajudar seu bebê a fazer cocô. Uma das maneiras mais fáceis de aliviar a constipação em bebês é ajustar a dieta.2,4,5 Lembre-se de experimentar as quantidades de alimentos ou líquidos adicionados. É melhor alterar apenas uma coisa de cada vez e não mais do que uma coisa por período de 24 horas. Você não quer causar diarréia ao seu bebê. Além disso, sempre consulte o seu médico antes de adicionar água, suco ou cereal à dieta do seu bebê. Aqui estão algumas maneiras simples de ajudar na constipação do seu bebê:2,4,5
- Adicione água à sua rotina diária: Comece com 1-2 onças por dia, mas não na hora regular da alimentação. Isso não é recomendado para bebês, pois as pessoas muitas vezes entendem mal e adicionam muita água, resultando em hiponatremia.
- Adicione suco 100% de maçã, pêra ou ameixa para bebês, que são bons para constipação: Você pode começar com 2 onças de suco, uma a duas vezes ao dia, mas não na hora regular da alimentação. Vá devagar e siga as ordens do seu médico.
- Aumentar fibras na dieta: Você pode fazer isso adicionando cereais de trigo, aveia ou cevada. Evite cereais de arroz, pois podem causar prisão de ventre e há preocupações de que contenham arsênico inorgânico.9 Limitar isso também é essencial, pois aumenta as calorias que não são particularmente benéficas para o crescimento.
Existem também outras maneiras de ajudar com a constipação do bebê que não incluem uma mudança na dieta para ajudar o bebê a evacuar (cocô). Por exemplo, você pode tentar posições corporais para ajudar o recém-nascido a fazer cocô, o truque de pressionar a barriga e a estimulação retal/anal:4,5
- Dê um banho quente no bebê: pode relaxá-los e facilitar a evacuação.
- Exercite as pernas do bebê como se estivesse pedalando uma bicicleta: Isso pode ajudar a estimular os intestinos.
- Posicione ou empurre os joelhos do bebê até o peito: Isso coloca o corpo em posição de cócoras (mesmo estando deitado), o que ajuda a liberar as fezes do ânus.
- Massageie suavemente ou pressione a barriga: Comece no canto inferior direito do abdômen. Mova-se para cima em linha reta, depois através da barriga, na altura do umbigo, em direção ao lado esquerdo e para baixo até o canto esquerdo.
- Use um termômetro retal para estimular o ânus: Coloque o termômetro no ânus como se estivesse medindo a temperatura. Você também pode fazer isso com um cotonete, adicionando um pouco de vaselina ao cotonete e inserindo-o no ânus – insira apenas a ponta do cotonete.
Você deve entrar em contato com seu médico se nenhum dos remédios caseiros acima aliviar a constipação do seu bebê. Eles podem sugerir o uso de um supositório de glicerina para bebês ou um enema.
Se você decidir usar um remédio caseiro para ajudar na constipação do seu bebê, você deve sempre seguir os conselhos do seu médico. Se os remédios caseiros não produzirem resultados após duas semanas, entre em contato com seu médico para obter mais instruções. Mas se você observar algum dos seguintes sinais ou sintomas em seu bebê, ligue para seu médico imediatamente:1,4
- Sangue nas fezes, o que pode indicar uma infecção em bebês
- Fezes pretas, o que pode significar que há sangue no sistema digestivo
- Barriga grande, inchada e distendida, além de falta de vontade de se alimentar e sinais de prisão de ventre
- O vômito se desenvolve após sintomas de constipação e inchaço abdominal
Prevenir a constipação do bebê não é a melhor maneira de encarar a situação. Você nunca sabe quando seu bebê pode ficar constipado e precisar de ajuda para evacuar. Você deve monitorar consistentemente as fezes em busca de sinais de constipação, mas não pode evitá-la. E se você se esforçar demais para prevenir a constipação, poderá acabar com o problema oposto – diarréia.
A melhor maneira de prevenir a constipação em bebês é seguir uma dieta adequada, seguir as instruções do seu médico sobre a dieta do bebê e lembrar como tratar a constipação em bebês. Aqui está uma lista de algumas diretrizes gerais que você pode seguir para tentar ajudar a prevenir a constipação no bebê:7
- Garanta bastante ingestão de líquidos: Certifique-se de que seu bebê esteja amamentando o número adequado de vezes por dia para sua idade. Seu provedor pode fornecer essas informações.
- Use quantidades adequadas de fibra na dieta: Diferentes alimentos para bebês contêm diferentes quantidades de fibras. Peras, pêssegos, ameixas e ameixas (ou qualquer um de seus sucos) contêm alto teor de fibras.
- Monitoramento frequente de fezes: É fácil monitorar as fezes do seu bebê, pois você e sua família são os trocadores de fraldas mais frequentes. Se houver menos fraldas sujas do que o normal ou se as fezes parecerem duras e parecidas com bolinhas, é hora de ajudar seu bebê com prisão de ventre.
- Exercício regular e barriga: O exercício para bebês inclui ficar de bruços. É aqui que você os deita de bruços por um pequeno período de tempo, algumas vezes ao dia, movendo as pernas em movimentos circulares, como se estivesse pedalando uma bicicleta. Faça isso enquanto brinca com eles ou durante a troca de fraldas, e alguns dos balanços e assentos insufláveis darão ao seu bebê a chance de se exercitar.
Como enfermeira pediátrica, ao longo dos anos, ouvi muitos pais mencionarem a maneira mais rápida ou eficaz de ajudar seus bebês a fazer cocô. Aqui estão alguns dos “vencedores” da categoria “Eu fiz meu bebê fazer cocô”:2,4,5
- Se o seu recém-nascido está soltando gases, mas não fazendo cocô, ele fará cocô em breve. O gás indica que os intestinos estão funcionando e movimentando as fezes. Ser paciente.
- A regra geral para suco de frutas é dar ao bebê 1 onça por cada mês de vida. Portanto, uma criança de 2 meses pode tomar 60 ml de suco de fruta por dia.
- A estimulação retal com um termômetro retal ou cotonete duas a três vezes ao dia é um dos remédios caseiros mais fáceis e eficazes para a constipação.
- Certifique-se de que o bebê faça exercícios regulares e fique de bruços.
- Nunca dê amaciante de fezes, laxantes ou enema para bebês sem entrar em contato com seu médico.
Todos os bebês têm seus sistemas e respondem aos remédios caseiros para constipação de maneira diferente. E como os bebês crescem e mudam rapidamente, você pode achar frustrante continuar tentando vários remédios até encontrar aquele que funciona para seu bebê. Isto é normal. Tente ser paciente. Você ficará ciente do padrão de BM do seu bebê. Uma vez familiarizado com o seu padrão, será fácil reconhecer sinais de prisão de ventre. Você pode ajudá-los facilmente com todas as dicas e truques quando isso acontecer. Então você, como muitos outros pais e responsáveis, poderá colocar seu bebê no caminho de BMs suaves e fáceis. Feliz troca de fraldas!