Olá, posso te ajudar?
Pular para o conteúdo

Sinais de que seu bebê está com dor de garganta ou vermelhidão e o que fazer

Pediatrician examines sore throat of a baby girl at home during coronavirus COVID-19 quarantine. Doctor using wooden tongue depressor and torch

Um bebê pode ficar com dor de garganta? A resposta é sim, eles podem. Os bebês podem ficar com a garganta dolorida ou vermelha, mas não sabem dizer que dói. E como os sinais e sintomas de vermelhidão ou dor de garganta em um bebê são semelhantes aos de um resfriado comum ou da dentição, é difícil decifrar por que isso está acontecendo. A causa da dor de garganta pode ser infecções, como infecções bacterianas, virais ou fúngicas, ou irritantes internos ou externos.1

Há 7,3 milhões de consultas ambulatoriais ao médico todos os anos nos Estados Unidos devido a dor de garganta ou vermelhidão em crianças.1 São muitas dores de garganta! Portanto, a coisa mais importante que você deve saber sobre a dor de garganta do seu bebê é quando ligar para o seu médico.

Os sintomas de dor de garganta em bebês ou crianças pequenas podem variar de acordo com a causa. Você pode notar que seu bebê está mais agitado, com dificuldade para engolir, babando mais do que o normal, apresentando alterações nos padrões de alimentação ou bebida, ou com choro rouco ou áspero. A parte desconcertante para os pais é que esses sinais e sintomas podem ser semelhantes a outros problemas comuns do bebê, como resfriado comum, dentição, alergias, etc. Então, aqui está uma lista dos sinais mais comuns a serem observados:1,2

  • Irritabilidade: Bebês com dor de garganta podem ficar agitados e mais difíceis de consolar.
  • Dificuldade em engolir: Seu bebê pode ter dificuldade para engolir, o que pode causar mais baba ou regurgitação.
  • Tosse: Uma tosse persistente, especialmente se parecer rouca ou seca, pode indicar (ou causar) dor de garganta.
  • Recusando comida: Bebês com dor de garganta podem relutar em comer ou beber devido à dor.
  • Febre: Uma febre leve pode acompanhar a dor de garganta, portanto, monitorar a progressão da febre pode ser útil.
  • Mudanças de comportamento: Seu bebê pode estar mais cansado ou ter problemas para dormir devido ao desconforto.
  • Vermelhidão na parte de trás da garganta: Vermelhidão óbvia na parte posterior da garganta ou pontos vermelhos no céu da boca podem indicar uma doença.
Pediatra verificando a garganta do bebê fofo

A garganta inflamada ou vermelha é uma doença generalizada em crianças, geralmente causada por um vírus como o resfriado comum. Os bebês podem ter em média até sete resfriados no primeiro ano, principalmente se tiverem irmãos mais velhos ou frequentarem uma creche. Isto se deve ao seu sistema imunológico em constante crescimento e mudança, que é totalmente novo e está aprendendo a trabalhar com mais eficiência.3,4 Uma doença viral causa a maioria das dores de garganta; portanto, a dor de garganta geralmente desaparece sozinha, sem a ajuda do médico. Aqui estão alguns vírus frequentes que podem causar dor de garganta em um bebê:2

  • Gripe comum
  • Gripe (gripe)
  • Tosse crupe ou crupe (um vírus infantil caracterizado por uma tosse forte e forte)

Infecções causadas por bactérias também podem ser a causa de dor de garganta. O estreptococo é a infecção bacteriana mais comum que causa dor de garganta em crianças, especificamente o estreptococo do grupo A.2 No entanto, a infecção estreptocócica é rara em crianças menores de 3 anos.4 Outras causas de dor de garganta em bebês ou crianças pequenas podem ser:2

  • Alergias: Alergias sazonais ou alergias a pêlos de animais, mofo, poeira, pólen, etc., podem causar gotejamento pós-nasal, que pode irritar e inflamar a garganta. Isso é incomum em bebês, mas pode ser mais comum à medida que os bebês entram na primeira infância.
  • Secura: O ar interno seco pode deixar a garganta áspera e áspera. Isso é comum no inverno, quando o sistema de aquecimento da sua casa funciona com frequência.
  • Irritantes: Refere-se à poluição externa e interna, incluindo fumaça de tabaco ou partículas de ar provenientes da queima de combustíveis fósseis e produtos químicos domésticos comuns.
  • Fechar quartos: As infecções virais e bacterianas espalham-se rapidamente em qualquer lugar onde as pessoas se reúnam, seja em creches, salas de aula, escritórios ou aviões.

Sim. Os bebês podem ter infecção de garganta, mas é raro em crianças menores de 3 anos.4 Streptococcus, especificamente Streptococcus do grupo A, é a bactéria mais comum que pode causar dor de garganta em crianças.2 É fundamental que os pais conheçam os sinais de dor de garganta em um bebê.

Jovem mãe caucasiana amamentando sua filha recém-nascida em casa.

Os umidificadores são uma ótima maneira de ajudar com dor de garganta. Eles adicionam umidade ao ar, ajudando as membranas mucosas a permanecerem úmidas e podem ajudar a diluir o muco. Freqüentemente, a dor de garganta de um bebê está relacionada à drenagem de muco que escorre pela parte posterior da garganta. Neste caso, um umidificador pode ser a estratégia certa. Junto com os umidificadores, aqui está uma lista de outros tratamentos para ajudar a aliviar a dor de garganta do seu bebê:4,5

  • Sucção nasal: Isso ajuda a remover qualquer congestão solta e muco do nariz. Gotas salinas ajudar a soltar o muco.
  • Amamentação: Quando não se sentem bem, os bebês amamentados às vezes querem mamar com mais frequência. Isso acalma o bebê e fornece os líquidos e os nutrientes necessários.
  • Líquidos congelados (para bebês mais velhos): É vital garantir que seu bebê ainda receba líquidos suficientes. Picolés congelados ou Pedialyte aparece são ótimos. Bebês mais novos podem usar fórmula congelada ou leite materno na forma de picolé caseiro.
  • Medicamentos para dor de venda livre: Isso ajudará com a dor e o inchaço da garganta. Entre em contato com seu provedor para obter recomendações sobre qual medicamento e dose usar.
  • Muitos líquidos: Garantir que seu bebê receba bastante líquido durante a dor de garganta é crucial.

Se você não tiver certeza de qual tratamento funcionará melhor para o seu bebê, ligue para o consultório do seu médico para obter orientação.

​A garganta vermelha ou inflamada é comum em crianças e bebês. Geralmente, a causa é um vírus como o resfriado comum, que geralmente se resolve sozinho em cerca de sete a 10 dias.7 Mas e se a dor de garganta parecer pior do que o normal ou não melhorar? Aqui estão algumas situações cotidianas que significam que é hora de chamar o médico:

  • Seu bebê parece estar com dificuldade para respirar ou sua respiração parece diferente.
  • Seu bebê tem dificuldade para engolir, especialmente se babar mais do que o normal.
  • Seu bebê parece ter torcicolo.
  • Seu bebê tem febre (101 graus F ou mais) que não diminui com paracetamol ou ibuprofeno ou aumenta novamente após uma breve queda.
  • Seu bebê se recusa a beber ou bebe muito menos do que o normal.
  • A dor parece intensa e o choro piora.
  • Uma erupção cutânea se desenvolve em seu bebê (além de assaduras).
  • Seu bebê está com tanto sono que é difícil acordá-lo ou mantê-lo acordado.
  • Seu bebê começa a vomitar ou esteve perto de alguém (especialmente um membro da família) com infecção de garganta.

Geralmente, medicamentos específicos para dor de garganta não são recomendados em crianças. Às vezes, o seu pediatra recomendará certos medicamentos de conforto, como paracetamol ou ibuprofeno (apenas para crianças com mais de 6 meses de idade).6 Você deve pedir orientação ao seu pediatra sobre quaisquer medicamentos de venda livre.

Uma mãe segurando um bebê na sala de estar.  O bebê está doente e com tosse

Aqui estão algumas dicas para lidar com a dor de garganta ou vermelhidão do seu bebê:

  • Mantenha a cabeça do seu filho elevada para permitir que o muco escorra do nariz.
  • Lave as mãos com frequência para evitar transmitir germes uns aos outros. (Desinfetantes para as mãos à base de álcool são adequados para isso também.)
  • Desinfetar (pelo menos uma vez por dia) áreas comumente tocadas por toda a família, como maçanetas, puxadores de vasos sanitários, torneiras, celulares, controles remotos de TV, etc.
  • Não compartilhe copos ou utensílios. Não limpe a chupeta do bebê colocando-a na boca, ou você pode pegar a mesma doença.
  • Dê ao seu bebê pequenas quantidades de líquido se tiverem dificuldade para engolir, ou fazer picolés caseiros com leite materno ou fórmula.
  • Monitore sua temperaturae se atingir 101 graus Fahrenheit por mais de três dias consecutivos, ligue para seu provedor para alertá-lo.
  • Use gotas nasais salinas para aliviar a congestão nasal e remova-o com uma seringa de bulbo ou dispositivo de sucção. Além disso, use um umidificador de névoa fria para adicionar umidade ao ar.

​Uma dor de garganta ou vermelhidão é um sintoma comum em bebês, geralmente devido a uma doença viral ou a um irritante interno ou externo no ar. A maioria das dores de garganta resolve-se sem medicamentos ou remédios caseiros em sete a 10 dias. Se o bebê desenvolver outros sintomas de doença ou não parecer estar melhorando, entre em contato com seu médico para obter orientação. E quando seu bebê estiver totalmente recuperado, você poderá desfrutar de seu doce sorriso e risada novamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *